Como imprimir meu cartão de inscrição do Enem 2013?

Na tarde de ontem (03), o Ministro da Educação Aloisio Mercadante concedeu coletiva informando que a partir desta sexta-feira (04), até o próximo dia 18 de outubro, o correio realizará a entrega do aguardado cartão de confirmação da inscrição do Enem 2013, para os mais de 7 milhões de candidatos por todo o Brasil.

O documento apresenta informações pessoais do participante, a data e horário do exame, a língua estrangeira escolhida, a opção por atendimento diferenciado (se houver) e, especialmente, o local da prova (Escola, unidade, prédio, sala, etc.).

Ressaltamos que, como toda prestação de serviços, o correio pode falhar em algum caso em especial, o que é perfeitamente aceitável, afinal são mais de 7 milhões de candidatos! Somando isso ao fato de algumas cidades/estados sofrerem com a greve do correio, é provável que muito destes estudantes não recebam tal cartão em suas casas.

Para prevenir este problema, além de diminuir a ansiedade, recomendamos que você, inscrito no Enem 2013, consulte e imprima seu cartão. Em todas as edições do Enem o Inep disponibiliza o documento em seu portal. O ministro Mercadante confirmou na coletiva que desde às 15h de ontem o mesmo já estava disponível para acesso no site do Inep.

Para lhe dar uma ¨mãozinha¨, preparamos o passo-a-passo abaixo mostrando como consultar e imprimir seu cartão. É muito simples.

1- Acesse a página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/);

2- Clique no link ¨locais de prova¨;

3- Preencha os campos com os dados cadastrados no Enem 2013. Caso tenha perdido sua senha, entre neste link (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/) e preencha os campos para recuperá-la;

4- Após consultar o documento, certifique-se que todas as informações (documentos pessoais) estão corretas e clique no botão ¨imprimir¨ ou clique o botão direito do mouse e selecione a opção ¨imprimir¨. Feito!

Imagem do cartão de confirmação da inscrição online (site do Inep).

Atenção: Nossa equipe realizou testes durante toda a manhã desta sexta-feira e, até às 12h, a página de acompanhamento da inscrição do Enem, que dá acesso ao cartão, apresentava erro, com o seguinte informe: ¨Página não encontrada!¨.

Caso tenha se deparado com este problema e ainda não conseguiu acesso ao seu cartão, não se desespere! Não é a primeira vez que a página do Inep apresenta problemas em dias de muito tráfego e acesso, como hoje. Entretanto a opção de consulta ao cartão de inscrição estará disponível até os dias de prova do Enem 2013. Nossa recomendação é que você tente novamente mais tarde ou no dia seguinte.

Feita a ressalva, fazemos das palavras do ministro Aloizio Mercadante nossas últimas orientações:

“É muito importante o candidato conferir se todos os dados estão corretos e percorrer o caminho até o local de prova para saber o tempo que levará para chegar, para que não chegue atrasado e perca a prova”.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 ocorrerão nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) de outubro, com início às 13 h (horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 h.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.