Como Imprimir o Boleto da Taxa de Inscrição do Enem 2018 (GRU)

Desde 7 de maio estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, que podem ser feitas até dia 18 do mesmo mês seguindo estas orientações. Após finalizar o cadastro pela internet, os candidatos não isentos deverão gerar e imprimir o boleto da taxa de inscrição do Enem 2018, que consiste numa GRU – Guia de Recolhimento da União – no valor de R$ 82, para terem sua participação garantida nas provas.

Confira abaixo os passos a serem seguidos para geração do arquivo em pdf e impressão. Vale lembrar que, apesar de consistir num boleto do Banco do Brasil (BB), o mesmo pode ser quitado em qualquer agência da rede bancária (Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi etc.), casas lotéricas ou até mesmo nos Correios. A data limite para realizar o pagamento é 23 de maio, respeitando o horário bancário.

Atenção: Os candidatos que não realizarem o pagamento no prazo ou quitarem o boleto após o encerramento não terão sua inscrição no Enem confirmada e tampouco receberão devolução dos 82 reais desembolsados.

  1. Entre no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e siga no botão “Página do participante”;
  2. Acesse o sistema inserindo o CPF e a senha cadastrada no Enem 2018. Selecione a imagem solicitada no desafio e avance;
  3. Já na tela inicial em sua conta, estará disponível a mensagem “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”, em vermelho, conforme a imagem. Logo abaixo, a GRU e na última parte informações a respeito da inscrição. No canto inferior direito do boleto, clique em “Imprimir GRU”;
  4. Uma caixa de diálogo será aberta em seu navegador oferecendo as opções de salvar o boleto (no formato pdf) para impressão direta. Escolha o que deseja fazer e finalize o processo.

Pronto, agora você tem em mãos o boleto do Enem 2018 para realizar o pagamento dentro do prazo previsto no Edital e ter sua inscrição confirmada. De acordo com informações do próprio Inep, a confirmação do pagamento pela instituição bancária leva de 3 a 5 dias úteis (não conta-se sábados, domingos e feriados) para ser efetivada.

Portanto, a alteração do status da inscrição de “Aguardando o pagamento da GRU” para “Inscrição concluída com sucesso” pode levar até uma semana. Sempre que quiser verificar o acompanhamento da inscrição, basta acessar a página do participante do Inep.

No caso do status não ser alterado passados 7 dias após o pagamento, recomendamos que os candidatos entrem em contato com o atendimento do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161, lembrando que a ligação é gratuita e pode ser realizada de um telefone fixo.

Isentos Não Verão a GRU no Sistema de Inscrições do Enem

Muitos candidatos isentos que desconhecem as regras acabam não entendendo porque o boleto ou GRU não aparece em sua área. Nos casos em que a frase em verde “Inscrição concluída com sucesso” constar, significa que a inscrição está ok e não há necessidade de pagamento da taxa.

Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2018 em escolas da rede pública de todo o Brasil estão isentos, mesmo aqueles que não solicitaram a gratuidade no período previsto no calendário ou ainda os que foram isentos na prova de 2017 e não justificaram. Para saber todas as regras sobre a isenção, recomendamos a leitura deste artigo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.