Como ingressar no ensino superior em 2021?

Muitos jovens têm o sonho de entrar na faculdade para conseguir um futuro melhor, aprender mais e alcançar realizações pessoais. Por isso, durante anos eles se preparam para o tão concorrido processo seletivo e têm maiores chances de conquistar o tão sonhado diploma. 

Mas esse processo não é fácil e, muitas vezes, é bem tortuoso e complicado. Pensando em ajudar, resolvemos listar as maneiras que o estudante tem para conseguir alcançar o sonho. Vamos lá?

Como ingressar em universidades privadas?

A principal forma de ingressar em uma universidade privada é através do Prouni. O programa oferta bolsas de estudo em universidades privadas. Elas se dividem em duas modalidades:

  • Parciais, que concedem 50% de desconto;
  • Integrais, que saem com 100% de desconto.

A nota do Enem é um dos critérios utilizados para definir quem fica com a bolsa, junto de outros critérios socioeconômicos, como renda per capita da residência. A primeira fase do Prouni de 2021 utilizou notas referentes ao Enem de 2019. Entretanto, é prevista uma nova edição do Prouni após os resultados do Enem 2020.

Além dela, é possível utilizar o Vestibular Premiado. O Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudos e vagas no ensino superior, promove a 3ª edição do Vestibular Premiado, o maior vestibular unificado online do país, que vai dar bolsas de estudos de 100% de desconto (valor integral da mensalidade) em cursos em diversas instituições de ensino superior. 

Nesta edição, o Quero Bolsa consolida a digitalização do seu vestibular, o PENEM, e espera ter mais de 200 mil inscritos. Os mais bem colocados no Vestibular Premiado, que pode ser feito a qualquer horário até o próximo dia 29 de janeiro, ganharão bolsas integrais (100%) de graduações presenciais ou EaD. Os seguintes colocados ganharão vouchers de até R$ 500 para aplicar em qualquer bolsa do Quero Bolsa.

O vestibular acontece entre os dias 10 e 29 de janeiro e as inscrições vão até o fim da data limite. 

Por fim, é possível conseguir bolsas de estudo privadas, algo que diversas Instituições de Ensino vem fazendo para atrair mais estudantes. Através de alguns sites, é possível encontrar oportunidades que não exigem comprovação de renda e nem nota do Enem. As vantagens podem chegar até 75%, o que vai facilitar muito na hora de custear sua graduação. Isso pode contribuir bastante para que a graduação não seja um peso no bolso na hora de conseguir manter o trabalho.

Como ingressar em universidades públicas?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a maior porta de entrada para faculdades públicas do Brasil. Através da nota do Enem, o estudante consegue acessar diversas faculdades públicas federais de todo o Brasil. 

Desde o segundo semestre de 2020, o Sisu também oferta vagas para cursos na modalidade EaD, proporcionando ainda mais chances para os estudantes que sonham com o ensino superior. 

Com a nota do Enem 2020 (que foi realizado no início de 2021), o Sisu abre suas inscrições no mês de abril.

Entretanto, o Sisu não é a única forma de conseguir entrar em uma universidade pública. Diversas Instituições de Ensino Superior têm vestibulares próprios (como a Unesp e a Unicamp), que são realizados em alguns casos até no segundo semestre.Para lhe ajudar, confira um calendário dos vestibulares públicos de 2021.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.