Como introduzir uma Tese na Redação do Enem

Em uma aula de redação, no momento em que o professor explica a proposta, grande parte dos alunos diz não saber como começar a escrever, como introduzir a tese no primeiro ou nos primeiros parágrafos do texto. Realmente não é fácil iniciar a escrita, mas se escrevermos com frequência, isso se tornará mais fácil com o tempo e, com as orientações abaixo, podemos ver que há vários modos de começar uma dissertação – argumentativa.

Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irresersível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis…

2. Apresentando alguma(s) estratégias argumentativas como dados estatísticos, exemplos, citações, depoimentos etc – No ENEM, não é adequado copiar dados da coletânea, já que nele esta é, apenas, fonte de inspiração para ampliar seu conhecimento sobre o tema, então, este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio bastante vasto e certeiro, pois se você escrever algo errado, pode comprometer seu texto no quesito “coerência externa/verosimilhança”.

Para TCU, atraso da Anatel põe em risco transmissão da Copa

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrentará dificuldades para concluir projetos que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor durante a Copa de 2014. A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), ao qual a Folha teve acesso. Segundo o documento, foram concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a reguladora deveria ter comprometido em 2012 com projetos exigidos pelo Gcopa (Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do Executivo que acompanha as ações de preparação para a Copa do Mundo de 2014).

Extraído de http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1240692-para-tcu-atraso-da-anatel-poe-em-risco-transmissao-da-copa.shtml

3. Usando linguagem metafórica ou sentido figurado – Método mais indicado, geralmente, para iniciar redações cujos temas são reflexivos, como por exemplo, amizade, liberdade etc (temas mais recorrentes em provas da Fuvest e da Unesp). O ENEM normalmente elabora temas de cunho social e não reflexivos, mas nada impede que você inicie sua redação utilizando metáforas ou o sentido figurado.

“Sorteio de vagas na educação… triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que transformam-se em números sem particularidade individual e acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorância.(…)

4. Narrando – Sim, você pode iniciar uma dissertação – argumentativa narrando algo, mas deve parar por aí e voltar a dissertar e a argumentar logo em seguida, senão seu texto será zerado na segunda competência da grade de correção do ENEM (“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limtes estruturais do texto dissertativo-argumentativo”). Pensando na proposta do ENEM 2012, vejamos um exemplo:

“Maria, cidadã boliviana, não conseguia encontrar emprego em seu país e, desesperada por uma vida melhor para ela e para seus filhos, aceitou a proposta de um conhecido que a ofereceu um emprego no Brasil, em São Paulo, como costureira. Sonhando com com um trabalho digno, embarcou, mas logo se desiludiu ao conhecer a confecção escura, apertada, mal ventilada onde iria trabalhar; decepcionou-se com seu baixíssimo salário e cansou-se de, já no primeiro dia, costurar por mais de 15 horas e mal conseguir dormir no alojamento.”

5. Interrogando o tema – Na primeira publicação desta série, seguiremos um tipo de planejamento da sua redação a partir da transformação do tema em pergunta e das respostas para esta pergunta que, por sua vez, orientariam toda a argumentação e assim podemos introduzir uma tese, questionando. Mas atenção: todas as perguntas feitas devem ser respondidas pelo autor. Tendo em mente o ENEM 2012, temos um exemplo:

“O que leva uma pessoa a imigrar para outro país? A busca por uma vida melhor? A fuga de um regime totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande amor?…”

6. Contestando o tema – Sim, você pode discordar do tema (e assim contestá-lo) desde que tenha argumentos fortes para isso. Muitos perguntam se há a possibilidade do corretor não gostar do texto, não concordar e assim dar nota baixa. E a resposta é não. O corretor está lá para verificar se a redação atende às expectativas da banca em relação à grade de correção (as competências) do ENEM e não para gostar ou não do seu ponto de vista, até porque você deve escrever imaginando um leitor universal e não o corretor.

“Embora se divulgue que o trabalho infantil no Brasil diminuiu consideravelmente, isso não é o bastante, já que o ideal é que ele seja erradicado não só do nosso país, mas do mundo todo. Crianças ainda trabalham, até em regime escravo, em plantações, carvoarias, nas cidades e até em suas próprias casas”

7. Traçar uma trajetória histórica comparando passado e presente, projetando um futuro.

“A história da humanidade deu-se através dos movimentos imigratórios em busca de desenvolvimento, de poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos mesmos motivos…”

 

8. Descrever lugares, pessoas etc. – Aqui vale a mesma orientação para o início narrativo: descreva, narre e logo vá para a dissertação – argumentativa para não zerar no tipo textual.

“Um porão escuro, fechado e mal ventilado; nele há várias máquinas de costura nas quais há, em cada uma, uma pessoa que buscou na imigração um sonho de vida e acabou deparando-se com o trabalho escravo em uma confecção que vende roupas para uma grande rede de lojas que, por sua vez, vendem estas peças a preços que elas nunca poderão pagar, mesmo trabalhando mais de 15 horas por dia.”

Confira abaixo um breve vídeo que resume bem todo o conteúdo deste artigo.

Estas foram algumas orientações sobre como começar a sua redação no ENEM. Semana que vem falaremos sobre o desenvolvimento da tese em si e sobre os diversos tipos de argumentos. Até lá!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.

**Camila agora também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

 

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5 comments
  1. Um dos sites mais completos e possuidor de vasto conhecimento. Um discente imprescindível. Parabéns 🙂

    1. Agradecemos imensamente os elogios Danilo!
      Seja sempre bem vindo ao nosso Portal!
      Abraços
      Matheus Andrietta

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