É muito comum (e válida!) aquela velha dica reproduzida por pais, avós e educadores:
Matéria dada é matéria estudada.
Entretanto, existe uma outra atitude, muito menos falada, que pode tornar ainda mais eficiente o seu aprendizado dentro da sala de aula. Como? Simples. Antecipe-se, estudando o conteúdo que o professor passará.
Podemos citar vários benefícios que terá seguindo essa recomendação. Veja os principais:
- Mesmo que não entenda todo o conteúdo antecipadamente, a compreensão parcial ajudará acompanhar o raciocínio do professor no momento da explicação.
- Conseguirá antecipar algumas dúvidas, pois saberá, pelo menos em parte, onde o professor chegará com o conteúdo. Isso fará com que adeque melhor o momento de questionar (ou não!) o professor.
- Outro benefício, embora indireto, mas não menos importante, é a melhora da sua capacidade de estudar e entender conteúdos sem o auxilio de ninguém. Ser autodidata é uma das características mais importantes dos estudantes que obtém sucesso nos vestibulares.
Por esses e outros motivos é que vale a pena antecipar o que será dado em sala de aula. Basta abrir seu livro e/ou apostila adotado pelo professor que certamente saberá qual conteúdo será abordado em breve. “Ah, mas meu professor não utiliza nenhuma apostila e nenhum livro.” Deixe de dar desculpas. Basta perguntar para ele qual será o assunto que será trabalhado na sequência.
Vale ressaltar que não estamos orientando para você deixe de estudar depois da aula. Longe disso! Afinal, esse estudo é o mais importante, pois visa a fixação definitiva do conteúdo. Estamos falando que, caso tenha tempo suficiente e esteja com a matéria “em dia”, vale a pena estudar o conteúdo antes e depois da aula.
Caso ainda não acredite na eficiência dessa dica, faça um teste! Escolha uma matéria e estude antes do professor passar o conteúdo. Temos certeza que irá se surpreender com a facilidade que encontrará dentro da sala de aula. Inclusive, talvez reduza seu tempo de estudo após a aula.
Então, mexa-se! Comece devagar, dando uma “olhadinha” no próximo conteúdo que será trabalhado pelo docente.