Como Melhorar seu Rendimento Dentro da Sala de Aula

É muito comum (e válida!) aquela velha dica reproduzida por pais, avós e educadores:

Matéria dada é matéria estudada.

Entretanto, existe uma outra atitude, muito menos falada, que pode tornar ainda mais eficiente o seu aprendizado dentro da sala de aula. Como? Simples. Antecipe-se, estudando o conteúdo que o professor passará.

Podemos citar vários benefícios que terá seguindo essa recomendação. Veja os principais:

  • Mesmo que não entenda todo o conteúdo antecipadamente, a compreensão parcial ajudará acompanhar o raciocínio do professor no momento da explicação.
  • Conseguirá antecipar algumas dúvidas, pois saberá, pelo menos em parte, onde o professor chegará com o conteúdo. Isso fará com que adeque melhor o momento de questionar (ou não!) o professor.
  • Outro benefício, embora indireto, mas não menos importante, é a melhora da sua capacidade de estudar e entender conteúdos sem o auxilio de ninguém. Ser autodidata é uma das características mais importantes dos estudantes que obtém sucesso nos vestibulares.

Por esses e outros motivos é que vale a pena antecipar o que será dado em sala de aula. Basta abrir seu livro e/ou apostila adotado pelo professor que certamente saberá qual conteúdo será abordado em breve. “Ah, mas meu professor não utiliza nenhuma apostila e nenhum livro.” Deixe de dar desculpas. Basta perguntar para ele qual será o assunto que será trabalhado na sequência.

Vale ressaltar que não estamos orientando para você deixe de estudar depois da aula. Longe disso! Afinal, esse estudo é o mais importante, pois visa a fixação definitiva do conteúdo. Estamos falando que, caso tenha tempo suficiente e esteja com a matéria “em dia”, vale a pena estudar o conteúdo antes e depois da aula.

Caso ainda não acredite na eficiência dessa dica, faça um teste! Escolha uma matéria e estude antes do professor passar o conteúdo. Temos certeza que irá se surpreender com a facilidade que encontrará dentro da sala de aula. Inclusive, talvez reduza seu tempo de estudo após a aula.

Então, mexa-se! Comece devagar, dando uma “olhadinha” no próximo conteúdo que será trabalhado pelo docente.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.