Como Recuperar a Senha do Enem 2018

Neste artigo mostraremos o passo a passo ensinando a como recuperar a senha do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio – cadastrada no primeiro acesso. Ela será exigida em todos os eventos importantes relacionados a avaliação e que são realizados pela internet, como solicitação da isenção, efetivação e acompanhamento da inscrição, consulta ao cartão de confirmação da inscrição e do resultado com as notas, entre outros.

No computador, smartphone ou tablet com conexão a rede, siga as orientações abaixo.

  1. Acesse o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), especificamente a página do participante;
  2. Já na primeira tela (imagem abaixo), insira o número de seu CPF no referido campo e depois selecione a imagem solicitada como resposta do desafio obrigatória, depois clique em “esqueci minha senha”;

A partir desta etapa a recuperação de senha poderá ser realizada de três maneiras distintas, pelo e-mail, mensagem de texto no celular (SMS) ou por redefinição no próprio sistema. O procedimento em cada uma delas está descrito nos tópicos a seguir.

Recuperação de Senha Pelo E-mail

Nesta primeira opção será oferecida a possibilidade de recuperação da senha pelo e-mail. Confirme se seu CPF está correto juntamente com o primeiro e últimos dígitos do endereço cadastrado. Caso tudo esteja ok e você possua acesso ao e-mail cadastrado, basta indicar a figura solicitada e clicar em “Enviar nova senha por e-mail”.

Dentro de instantes basta acessar a caixa de entrada que a nova senha enviada constará na mensagem automática enviada pelo Inep, conforme a imagem. Você deverá então acessar novamente a página do participante e logar com CPF e a nova senha. Vale esclarecer que essa senha gerada pelo sistema e enviada ao e-mail pode e deve ser alterada pelo candidato nas abas “Alterar dados” >> “Senha”.

Recuperação de Senha Pelo Celular

Já para recuperação via celular, você deve pular a etapa inicial que oferece a possibilidade de recuperação de senha por e-mail, conforme descrito no tópico anterior. Clique em “Não tenho acesso a este e-mail”. Na página seguinte, verifique se o CPF e os últimos 4 dígitos do telefone estão corretos, escolha a imagem pedida e confirme em “Enviar nova senha por SMS”.

Após esse procedimento o sistema emitirá um alerta confirmado o envio de uma nova senha para o celular. Basta então o procurar pela mensagem do Inep na caixa de entrada de SMS’s de seu aparelho e inserir a senha informada na página do participante, juntamente com seu CPF.

Recuperação de Senha Pelo Celular

Caso você não tenha acesso nem ao e-mail cadastrado nem ao número de celular para envio de SMS, a senha poderá ser reenviada no próprio sistema. Para isso será preciso recusar a recuperação tanto via e-mail quanto SMS, nos botões “Não tenho acesso a este e-mail” e depois “Não tenho acesso a este telefone celular”.

Na tela seguinte, reproduzida na captura de tela acima, será preciso preencher os campos com as informações de contatos inseridas inicialmente e as novas, alterando endereço de e-mail e celular. Depois basta finalizar em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha” para confirmar as alterações e receber a nova senha de acesso nos canais informados. Feito isso, você poderá acessar o sistema logando na página do participante com o CPF e a senha enviada pelo sistema.

Caso tenha dúvidas ou problemas num dos procedimentos informados, recomendamos entrar em contato com a central de atendimento do Ministério da Educação (MEC) para relatar o caso. O telefone é o 0800 616161 e a ligação é grátis, devendo ser feita de uma linha fixo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.