Como recuperar meu número de inscrição no Enem?

Quando se inscreve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato preenche uma infinidade de informações no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Entretanto, duas informações básicas devem ser bem guardadas pelo candidato para uso posterior: a senha e o número de inscrição.

Por que? Simplesmente porque serão os dados exigidos pelo sistema para qualquer acesso / consulta subsequente, seja para verificação do cartão de confirmação de inscrição, resultados, espelho da correção da redação, acesso ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) etc.

Como muitos acabam esquecendo ou perdendo tais informações, o sistema do Inep permite a recuperação dos mesmos. Para saber como recuperar sua senha em uma edição antiga do Enem, de edições anteriores a 2009, siga os passos desta matéria.

Já para recuperar o número de inscrição de provas dos anos de 2009 a 2014, siga os passos abaixo.

  1. Acesse a página de resultados do Enem (imagem abaixo) neste link;
  2. Clique no link “Consulte o n° de inscrição”, abaixo do botão “entrar”;
  3. Na página que abrir, selecione o ano referente a edição cujo número de inscrição deseja ser recuperado e preencha os campos com CPF, nome e data de nascimento, bem como a unidade federativa (estado) em que reside;
  4. Clique em “pesquisar”. Pronto! Você visualizará uma tabela contendo o número de sua inscrição, seu nome, nome de sua mãe e a data de nascimento.

Feito isso salve este número em algum lugar de seu computador ou anote em uma nota, de preferência juntamente com sua senha, e guarde bem, pois sempre que necessitar acessar o sistema online do Enem estes dados serão solicitados.

Recuperando a Inscrição do Enem 2015 ou 2016

Como você pôde perceber, existem páginas e processos diferentes para recuperação do número de inscrição de provas anteriores a 2009 e de 2009 a 2014. Mas e o Enem 2015 e 2016? Como recuperar a inscrição destas edições?

Nos últimos dois anos o Inep alterou novamente o sistema, que é o mesmo para as duas provas. Para descobrir seu número de inscrição no Enem 2015 ou 2016 basta acessar este endereço eletrônico e preencher os campos com dados pessoais registrados na inscrição. Atente-se ao nome da mãe, pois se foi preenchido na inscrição deverá, obrigatoriamente, ser informado neste formulário. Ao final do processo você terá recuperado sua senha e poderá logar no sistema. Lá poderá então verificar seu número de inscrição.

Qualquer dificuldade deixe sua dúvida nos comentários!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.