Como ser corretor da redação do Enem? Também queremos saber!

O texto de hoje é para os professores de Língua Portuguesa que nos enviaram mensagens nos perguntando se sabemos qual é o processo para um professor tornar-se corretor na prova de redação do Enem.

No entanto, antes de abordarmos este tema, gostaríamos de ressaltar que não representamos o Exame Nacional do Ensino Médio nem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Portanto, todas as informações dadas a respeito da seleção de corretores de redação do Enem, dadas nesta publicação, são oriundas de pesquisas e, assim, não são oficiais.

É sabido que a banca corretora da prova de redação do Enem é constituída por professores da rede básica (ciclo final do Ensino Fundamental) e do Ensino Médio de Língua Portuguesa e alunos de programas de pós-graduação de mestrado e doutorado em Linguística e Linguística Aplicada e de demais áreas relacionadas.

Em relação aos mestrandos e doutorandos dos cursos de pós-graduação em Linguística e Linguística Aplicada, estes são convidados, por meio de mensagens eletrônicas enviadas pelo Inep/MEC às universidades federais, estaduais e particulares, a participarem do treinamento para corretores de redação do Enem. Normalmente, este convite é enviado no segundo semestre do ano, visto que o Exame é aplicado no mês de outubro. Neste caso, o pós-graduando deve preencher os atributos exigidos pelo Inep/MEC para participar do treinamento dos corretores da redação do Enem.

Já em relação aos professores de Língua Portuguesa do ciclo final do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio, por meio de uma pesquisa, encontramos apenas uma notícia publicada pelo Inep/MEC no ano de 2009 sobre a abertura de inscrições para corretores de redação do Enem.

A notícia trazia como destaque o período de inscrições, que foram até o dia 22 de novembro daquele ano, e que podiam ser realizadas por meio da própria página do Inep/MEC; o candidato deveria preencher uma ficha cadastral e responder a um questionário.

Havia ainda informações acerca do perfil do professor desejado: o candidato a corretor da redação do Enem deveria ter, pelo menos, dois anos de experiência docente comprovados e curso superior completo em Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Outra exigência era a de que o candidato não tivesse parentes de primeiro grau (cônjuge, filho, dependente legal etc) inscritos na edição do Enem 2009.

A seleção, naquela ocasião, foi realizada pelo Cespe, órgão vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e a primeira etapa consistiu em uma análise dos dados fornecidos pelos professores; a segunda etapa, baseada nesta análise, foi o encaminhamento, por parte dos candidatos, de documentos requeridos, como por exemplo, documentos comprobatórios como diploma de nível superior reconhecido pelo MEC e comprovante de experiência docente.

A intenção era, segundo a notícia, a de formar um banco de dados nacional de corretores com cinco mil nomes de professores cadastrados. Estes candidatos, em uma terceira etapa, fizeram um treinamento dado pelo Cespe. O texto, na íntegra, pode ser acessado por meio da página de buscas de notícias do Inep.

Ao visitarmos a página do Cespe/UNB, encontramos informações a respeito do processo seletivo simplificado de coordenadores pedagógicos para o Enem 2014, do processo de capacitação da equipe de supervisores de avaliação das redações do Enem 2014 (estes já em andamento, com as inscrições encerradas) e do recrutamento de intérpretes de Libras para o Enem 2014 que, por sua vez, ainda possui as inscrições abertas até o dia 29 de agosto.

Em relação ao processo seletivo de corretores de redação do Enem 2014, não encontramos nenhuma informação na página do Cespe/UNB e, assim, sugerimos que os interessados o acessem, com uma certa frequência, a fim de encontrar dados e informações a este respeito, assim como a página do Inep/MEC.

Caso tenhamos novidades sobre como se tornar um corretor da prova de redação do Enem, voltamos a escrever sobre o assunto.

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

0 Shares:
13 comments
  1. Sou Ana Maria da Silva Moreira. Moro em Minas gerais. Estou na sala de aula há mais de 40 anos. Tenho três aposentadorias, mas continuo na esfera particular, mesmo depois de cursar Direito na UFV. Trabalho em uma Fundação e tenho , com minha nora, uma Escola particular de”concurseiros”. Trabalho porque gosto e porque preciso. Já publiquei livros e elaboro apostilas. Não tive o privilégio de inscrever-me para avaliar redações do ENEM. Como chegar a esse patamar? Com quem falar? Aguardo a gentileza da resposta. E-mail: [email protected] [email protected]

  2. Quero ser corretora de redação ENEM 2017,sou professora há 28 anos numa rede pública, e tenho letras/inglês. não \ tenho parentesco participante ,
    Aguardo pronunciamento.
    Marta Esmeraldina Magalhães Rodrigues

  3. Quero ser corretora de redação ENEM 2017<sou professora há mais de 15 anos na rede pública,tenho Letras&Literatura.Não tenho parentesco participante.Aguardo pronunciamento Maria Aparecida Rodrigues,contato 996738931 [email protected]

  4. Quais os procedimentos para realizar a inscrição para corretor das redações do ENEM 2017 ?

  5. Gostaria de participar como professora corretora das redações do ENEM 2017,tenho 28 ( vinte oito) anos de experiência em sala de aula e formada em Letras e não tenho parentesco com participantes seletivos. Na certeza de ser atendida ,agradeço antecipadamente.

  6. Esse “processo de seleção” não é bem veiculado. Muitos professores de língua portuguesa têm interesse e pouquíssimos conseguem.
    Eu mesma tenho interesse, sempre tive e nunca vi em nenhum veículo de comunicação algo a respeito de tal seleção.

  7. Sou professora de Português há mais de 20 anos e quero ser corretora de Redação Enem, como faço para me inscrever?

    1. O período de inscrição para o processo seletivo que escolhe os corretores foi até 17/08/2016.

  8. Aos Organizadores/Responsáveis do Concurso ENEM

    Durante anos fui avaliadora de produções textuais do Concurso vestibular da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Sou graduada em Letras Vernáculas, com pós em Literatura Brasileira. Gostaria compor o grupo de avaliadores das redações do ENEM.

    Aguardo resposta.
    Att. Clélia Corrêa Gonçalves

  9. Boa noite
    Aos Responsáveis Recursos Humanos
    Quero ser corretora de Redação Enem, Sou professora de Português há mais de 25 anos.
    Aguardo pronunciamento
    Prof[ Maria Margarida Nascimento Miranda

    1. > Quero ser corretora de redação ENEM 2017,sou professora há 28 anos numa rede pública, e tenho letras/inglês. não \ tenho parentesco participante ,
      Aguardo pronunciamento
      Maria Estela dos Santos, contatos 81-88213992 e [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like