Como Solicitar a Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2015

Na manhã desta segunda-feira foram abertas as inscrições para o Enem 2015. Uma das mudanças para a edição deste ano refere-se a taxa de inscrição, que subiu para R$ 63, após mais de dez anos estabilizada no valor de R$ 35.

Apesar do aumento, a maioria dos candidatos não deve pagar este valor, por conta das regras de isenção do exame nacional. No ano passado, por exemplo, 73,5% dos participantes foram isentos. E é justamente sobre esse assunto que trataremos nesta matéria.

Antes de explicar como solicitar a isenção, esclarecemos que alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas em 2015 estarão automaticamente isentos. Neste caso, verão a mensagem “inscrição gratuita” no final do processo.

Já os participantes de família de baixa renda ou que encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou ainda que atendem aos requisitos contidos na Lei 12.799, poderão requerer a isenção por meio da declaração de carência. Veja como fazê-lo nos passos abaixo.

  1. Faça sua inscrição no Enem 2015 (siga as recomendações desta matéria);
  2. No sistema do Inep, clique na opção “Página do participante”;
  3. Preencha os campos com seu CPF e senha cadastrada. Selecione a imagem solicitada e clique em “enviar”;
  4. Na página de acompanhamento, role a tela até o final e clique no botão “Declarar carência”;
    carencia
  5. Assinale caixa referente ao consentimento com a declaração e clique em “Confirmar carência”. Como a própria mensagem informa, o Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada;
    carencia2
  6. Após concluir o processo, o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação ou não da declaração. Ressaltamos que a solicitação não necessariamente será deferida. Em caso negativo, você deverá imprimir o boleto (GRU) e efetuar o pagamento.

Conforme as novas regras adotadas pelo governo, os candidatos isentos que não comparecerem para prestar o exame nos dias 24 e 25 de outubro perderão o direito a isenção caso inscrevam-se para uma edição futura do Enem.

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.