Como trabalhar a atenção e a concentração para o Enem 2014

Além do conhecimento prévio de todo o conteúdo programático cobrado em sua prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também exige dos candidatos muita atenção e concentração, além de resistência para manter o alto nível dessas capacidades durante 4 a 5 horas de prova.

E a pouco mais de dois meses da edição de 2014 do Enem, este é o momento ideal para aperfeiçoá-las com mais intensidade e chegar 100% preparado para as provas dos dias 8 e 9 de novembro. Na matéria de hoje explicaremos resumidamente cada uma delas e também mostraremos estratégias para trabalhá-las.

Atenção

Recebemos estímulos de diferentes formas o tempo todo, de todos os lados. A atenção nada mais é do que o processo cognitivo no qual procuramos selecionar aqueles que nos interessam e são necessários para a atividade que nos propomos a fazer naquele determinado momento. Um exemplo típico é quando estamos lendo em um ambiente com barulho e ruídos, que desviam parte da nossa atenção, atrapalhando a leitura. Quanto maior a o nível de atenção de uma pessoa, mais blindada ela estará a estímulos que podem atrapalhar a atividade que está realizando.

Concentração

Os conceitos de concentração e atenção estão intimamente ligados, o que leva muitos ao erro de achar que possuem o mesmo significado. Ao passo que atenção diz respeito a capacidade da sua mente de lidar e filtrar estímulos externos, a concentração está diretamente relacionada com o controle de seus pensamentos durante a prática de alguma ação. Podemos afirmar que a concentração é a busca de sua mente em focar seus pensamentos na tarefa a ser realizada.

Como aperfeiçoá-las?

Se você tem dificuldades para atingir bons níveis de atenção e concentração ou para mantê-los, saiba que não é o único e que há várias formas de treiná-las. A palavra-chave aqui é prática. Abaixo listamos algumas das atividades que certamente irão ajudar você a implementar tais capacidades, fundamentais para quem quer mandar bem no exame.

  • atividade física / esportes
  • leitura / escrita
  • Simulados / provas anteriores

Certamente algumas delas você já realiza, como por exemplo a leitura e escrita. Mas saiba que a atividades como a prática de alguma modalidade esportiva ou qualquer outra atividade física complementa muito bem o estímulo a atenção e concentração, especialmente porque também trabalha a resistência física para mantê-las em condições de esforço e desgaste.

Já esta estratégia se encaixa praticamente em qualquer estratégia de preparação para um prova como a do Enem, a realização de simulados e edições antigas. Através dela, além de aperfeiçoar as capacidades em questão, você irá sentir na pele o quanto são exigidas durante o exame. Para praticar você pode baixar todas as provas do Enem a partir de 2009 nesta página. Para obter todas estas questões resolvidas e comentadas, adquira nossas Apostilas para o Enem 2014.

Pratique bastante e continue ligado em nosso portal, pois em breve falaremos sobre a pior inimiga da atenção / concentração, a ansiedade.

Até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.