Como usar “Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta” na redação

O novo filme da Netflix, Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, é um longa para adolescentes do século XXI. O filme aborda sexismo, machismo, empoderamento feminino, transfobia, racismo e afins. A ideia principal do filme é muito bem definida pelo resumo divulgado pelo programa de streaming: Cansada do status totalmente sexista e tóxico de sua escola, uma tímida jovem de 16 anos encontra inspiração no passado rebelde de sua mãe e anonimamente publica um zine que desencadeia uma revolução raivosa em toda a escola.

Apesar de ser um filme, em tese, leve, Moxie aborda temas fortes como abuso sexual. Pensando nas abordagens do filme, vamos listar abaixo alguns temas de redação onde a trama de Moxie pode ser mobilizada. Dica: se você ainda não viu Moxie, veja antes de ler o post completo, assim você pode fugir de alguns spoilers, beleza?

Tema proposto: Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

Apesar de Moxie se passar nos Estados Unidos, o filme pode ser mobilizado nesse tema para debater o bullying. A personagem Lucy (Alycia Pascual) chega no colégio e logo começa a ser assediada por Mitchell (Patrick Schwarzenegger). Ao denunciar esse problema para a direção da escola, Lucy acaba sendo silenciada. Pensando nessa situação, que pode ser vivenciada no Brasil, um modo eficiente de lidar com esse impasse seria a mobilização por parte da administração da escola: em Moxie, Lucy não recebe qualquer apoio e tem suas demandas invisibilizadas, em um cenáriomais acolhedor, a escola teria dado apoio para a garota e lidado com Mitchell da maneira correta.

Tema proposto: violência de gênero

Toda a trama de Moxie gira em torno dos dilemas enfrentados pelas meninas apenas por serem meninas: a hipersexualização de seus corpos, o abuso sexual, o assedio e afins. Essas situações não são exclusividade da sociedade dos EUA, são também muito vivenciadas no Brasil, um dos países mais perigosos para ser mulher de acordo com o ranking “Women’s Danger Index”. Uma solução para essa problemática foi a mobilização das estudantes, que criaram um grupo de apoio (o Moxie) para debaterem os temas e encontrarem apoio. Incentivar esse tipo de iniciativa nas escolas, que podem também incluir meninos, é uma maneira eficiente de conscientizar sobre a desigualdade de gênero e violência; em Moxie, as meninas não tiveram apoio da direção para criar o grupo, o que resultou em muitos problemas, sendo assim, ter apoio institucional é vital para empoderar as estudantes com segurança.

Tema proposto: racismo

Moxie aborda o tema do racismo com muita inteligência. A protagonista, Vivian (Hadley Robinson), é uma garota branca, e ao longo do filme suas colegasnão-brancas evidenciam o quão privilegiada ela é por isso. Em umas das cenas, Claudia (vivida por Lauren Tsai), melhor amiga de Vivian e de origem sino-americana, deixa bem evidente que Vivian não olha para as dores enfrentadas por suas amigas não-brancas, que precisam ser muito mais centradas e responsáveis do que ela, visto que as oportunidades que elas têm em mãos podem ser perdidas com facilidade, sendo que o mesmo não ocorre com Vivian.

O filme aborda também a questão do movimento Black Lives Matter com as personagens Lucy e Amaya; as jovens discutem constantemente temas como padrão de beleza, visibilidade e afins.

Você pensou em algum outro tema para relacionar com o filme Moxie? Conta pra gente nos comentários!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

Raphaele Godinho
Raphaele Godinho

Raphaele Godinho: Estudante de Relações Internacionais, coordenação do movimento Resgatando e Valorizando a Mulher, Three Dot Dash Global Teen Leader 2020 by We Are a Family Foundation.