Como Utilizar o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) no Enem?

Em nossa última publicação conhecemos sobre o Sistema Internacional de Unidades (S.I.), assim como suas unidades de referência. Conhecer estas sete unidades é extremamente importante, uma vez que o SI costuma ser utilizado como parte da solução dos exercícios ou mesmo como solução principal do problema.

No entanto, também é muito importante conhecermos como este tipo de conteúdo é cobrado nas provas do Enem. Afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova com exercícios característicos, que possuem o objetivo de contextualizar a situação problema e questionamentos que exigem raciocínio e atenção dos alunos.

Dessa forma, você poderá acompanhar a seguir como utilizar o Sistema Internacional de Unidades durante as provas do Enem, destacando quatro tópicos importantes e que costumam aparecer com frequência neste exame importantíssimo!

Relembrando o Sistema Internacional de Unidades (S.I.)

Primeiramente, vamos relembrar rapidamente o Sistema Internacional de Unidades. O SI é composto por sete unidades de referência, que possuem o objetivo de padronizar os cálculos e variáveis derivadas. Assim, esse sistema é composto pelas seguintes unidades de referência:

  • Quilograma (Kg);
  • Metro (m);
  • Segundo (s);
  • Mol (mol);
  • Kelvin (K);
  • Ampère (A);
  • Candela (cd).

Como utilizar o Sistema Internacional de Unidades no Enem?

Depois de relembra rapidamente o SI, é interessante destacar alguns pontos que os alunos devem ficar de olho durante a prova do Enem. Confira a seguir estes quatro pontos que precisam de atenção:

Conhecer as unidades principais e suas derivadas

Primeiramente, é muito importante que o aluno compreenda as unidades de referência e também as unidades que derivam desta referência. Por exemplo, a unidade de referência para comprimento é o metro. Assim, ao expandirmos isso para duas e três dimensões, as unidades serão o metro quadrado (m²) e o metro cúbico (m³), respectivamente. Entender estas unidades derivadas e sua relação com o SI é muito importante!

Cuidado com conversões!

Em seguida, devemos falar do erro que está entre os que mais ocorrem no Enem, que a falta ou realização incorreta da conversão de unidades. Certamente não desejamos perder nenhum exercício por erros de conversão, e é justamente por isso que você deve conhecer o SI e também as principais conversões utilizadas nos exercícios de física, química e matemática.

Tenha atenção com as unidades do dia a dia

Também é muito importante para o aluno que irá prestar o Enem tomar cuidado com as unidades do nosso dia a dia. Por exemplo, a unidade de referência para temperatura no SI é o Kelvin (K). No entanto, não utilizamos esta medida no dia a dia, uma vez que o grau Celsius (°C) é a unidade que mais conhecemos e aplicamos. Mesmo sendo mais utilizado, o grau Celsius não é a nossa unidade de referência, e trará resultados incorretos para a solução quando utilizado como referência.

Conheça algumas unidades americanas

Por fim, é interessante que o aluno conheça as unidades de referência do sistema americano e inglês de medidas. Essas unidades aparecem com frequência no Enem, e podem assustar o aluno que nunca ouviu falar sobre estas medidas. Dessa forma, é interessante que você conheça as unidades de outros sistemas, para resolver os exercícios com calma. Se tratando do Enem, o exame costuma fornecer os valores para a conversão, exigindo apenas que o aluno entenda e realize a conversão!

Dessa forma, foram apresentadas as principais aplicações do Sistema Internacional de Unidades nas provas do Enem. Compreender estes detalhes em relação a um conteúdo como o SI fará com que o aluno consiga obter bons resultados nestas questões, e possa colocar em prática todo o conteúdo estudado!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/