Compreenda as alavancas no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje estudaremos sobre um conteúdo muito abordado nas questões de física, e que também está presente em diversas situações do nosso dia a dia. Vamos falar sobre as alavancas. Para isso, além de apresentarmos os conceitos necessários para entender as alavancas, vamos apresentar os tipos de alavancas e também uma questão retirada do próprio Enem sobre o assunto, para que você entenda como as alavancas podem ser cobradas durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

As alavancas

As alavancas estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia, até mesmo em nossos corpos! A principal ocorrência das alavancas se dá em ferramentas, nas quais aumentamos ou modificamos a força exercida. Podemos ter alavancas de diversos tipos, mas todas são compostas por três elementos básicos, importantíssimos para nossos estudos, que são:

  • Ponto fixo: O ponto fixo, normalmente representado pelas letras PF, representa o ponto sobre o qual acontecerá a rotação da alavanca.
  • Força potente: Já a força potente, que representaremos pela letra F, é a força que aplicamos sobre um objeto, quando temos a intenção de levantá-lo ou mesmo equilibrar o sistema.
  • Força resistente: Já a força resistente (R) é uma força contrária ao movimento, que é gerada pelo objeto a ser movido.

Como falamos no parágrafo anterior, esses três conceitos serão importantíssimos, uma vez que o posicionamento destes três pontos irá definir o tipo de alavanca utilizado.

Temos, ao todo, três tipos de alavancas, que são: as interfixas, as interpotentes e as inter-resistentes. Vamos aprender a identificar cada uma destas alavancas.

  • Alavanca interfixa: Nas alavancas interfixas, o ponto fixo estará localizado entre a força potente e a força resistente. Uma ferramenta muito comum que representa uma alavanca interfixa é a tesoura. Veja a seguir uma representação de uma alavanca interfixa:
  • Alavanca interpotente: Já nas alavancas interpotentes, a força potente estará localizada entre o ponto fixo e a força resistente. Um exemplo típico de alavanca interpotente é o nosso próprio corpo quando seguramos um objeto com as mãos. Veja na imagem como funciona uma alavanca interpotente:
  • Alavanca inter-resistente: Uma alavanca é classificada como inter-resistente quando a força resistente está situada entre a força potente e o ponto fixo, como acontece nos espremedores de laranja, por exemplo. Veja a seguir uma representação de uma alavanca inter-resistente:

Questão do Enem

Com o objetivo de ilustrar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2018 do Enem, que demonstra também como as alavancas estão presentes em nosso dia a dia. Confira!

“As pessoas que utilizam objetos cujo princípio de funcionamento é o mesmo do das alavancas aplicam uma força, chamada de força potente, em um dado ponto da barra, para superar ou equilibrar uma segunda força, chamada de resistente, em outro ponto da barra. Por causa das diferentes distâncias entre os pontos de aplicação das forças, potente e resistente, os seus efeitos também são diferentes. A figura mostra alguns exemplos desses objetos.

Em qual dos objetos a força potente é maior que a força resistente?”

a) Pinça.

b) Alicate.

c) Quebra-nozes.

d) Carrinho de mão.

e) Abridor de garrafa.

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!