Compreendendo o funcionamento do lançamento oblíquo

Em nossa postagem de hoje, daremos início a uma série de duas postagens sobre um assunto muito importante para as provas de física do Enem: o lançamento oblíquo. Para isso, vamos apresentar na postagem a seguir alguns conceitos importantes sobre este tipo de movimento. No final deste artigo, será apresentada uma questão retirada do próprio Enem, que aborda os conceitos do movimento oblíquo!

Características do lançamento oblíquo

O lançamento oblíquo costuma aparecer com frequência nas provas do Enem e nos vestibulares mais importantes do país, uma vez que este assunto é capaz de reunir análises e equações de dois temas extremamente relevantes para a dinâmica: o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Desta maneira, para um lançamento oblíquo, é necessário analisarmos as duas direções de forma separada.

  • Direção horizontal: Para trabalharmos com a componente horizontal do lançamento oblíquo, será necessário utilizarmos as equações do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Isso acontece porque não há aceleração horizontal durante o movimento lançamento oblíquo, e a velocidade de partida do movimento (V0x) será a mesma enquanto o objetivo estiver no ar.
  • Direção vertical: Já para a componente vertical do lançamento oblíquo, a análise se torna um pouco mais complexa. Isso porque será necessário utilizar as equações do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Além disso, para a componente vertical do lançamento oblíquo, teremos duas situações diferentes: a desaceleração ao longo da subida e a aceleração a partir do momento em que o corpo começa a descer. Deste modo, teremos uma série de equações importantes e interessantes para estas componentes.

Vale ressaltar que o lançamento oblíquo é formado por uma série de equações características, que serão dependentes de cada situação que mencionamos anteriormente. No entanto, as equações para este movimento serão discutidas na nossa próxima postagem de física. Por enquanto, é importante compreendermos o funcionamento deste tipo de movimento, além de relembrar as equações que descrevem o MRU e o MRUV.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo da postagem, o movimento oblíquo costuma aparecer com certa frequência no Enem e nos vestibulares importantes do país, uma vez que é capaz de combinar o MRU e o MRUV em uma única situação problema. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda os conceitos do movimento oblíquo que estudamos ao longo da postagem. Aproveite para treinar o conteúdo teórico deste tema!

“Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão. Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?”

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/