Nesta postagem vamos apresentar um conceito extremamente simples da disciplina de Matemática, que trata dos tipos de ângulo. Embora sejam de fácil entendimento e aprendizado, os ângulos são muito importantes, pois serão bastante utilizados em nossos artigos futuros, nos quais estudaremos as relações métricas em triângulos e outras relações.
Os ângulos são utilizados para expressar a inclinação entre duas retas ou semirretas, e baseado nos seus tamanhos poderemos obter uma série de relações. Quanto ao tamanho, para um padrão sempre é considerado uma circunferência completa, cujo tamanho completo corresponde a 360° (graus) ou 2π radianos. Em relação a classificação, podemos agrupá-los em cinco categorias: ângulo agudo, reto, obtuso, raso e giro. A seguir vamos detalhar cada um deles.
Indice
Ângulo Agudo
É aquele que está compreendido entre 0 e 90°, ou entre 0 e π/4 rad.
Ângulo Reto
É o ângulo que possui valor igual a 90° (π/2 rad). Diferente do ângulo agudo, o ângulo reto corresponde a um único valor de ângulo, e não a uma faixa de valores.
Ângulo Obtuso
São os ângulos cujos valores estão em uma faixa, que varia entre 90 e 180° (π/2 e π rad).
Ângulo Raso
Trata-se do ângulo que possui valor único igual a 180° (π rad).
Ângulo Giro
Também possui valor único, neste caso igual a 360° (2π rad). Assim como o ângulo raso, este ângulo não aparece com a mesma frequência dos outros três, mas devemos saber da sua existência e importância.
Como afirmamos no começo do texto, tanto o conceito de ângulo quanto a sua classificação são assuntos muito simples, mas que serão fundamentais para prosseguirmos nesta área de conhecimento. Em nossos artigos futuros vamos iniciar o estudo de várias relações que estão ligadas aos ângulos, portanto devemos fixar estes conceitos iniciais.
Até a próxima!
4 comments
pq angulo giro se eu n me engano tem outro nome
Pertinente!
Só para colaborar a definição de ângulo agudo acima está equivocada, o valor é entre 0 e pi/2 e não sobre quatro.