Conceitos Básicos de Física no Enem 2020

Com o passar dos anos, o que sempre escutamos é que o nível do conteúdo abordado nas questões de física e nas provas do Enem está cada vez maior, sendo cobradas questões que necessitam de forte embasamento teórico para a sua resolução. E isso é verdade! No entanto, ao mesmo tempo que são cobradas questões de difícil resolução, também são cobrados alguns princípios básicos, tanto na física como na química e também na matemática. O objetivo do nosso artigo de hoje é demonstrar a utilização de conceitos básicos em questões atuais do Enem, mostrando como o raciocínio é extremamente importante para a resolução deste exame.

Primeiramente, observe esta questão de física, retirada da prova do Enem de 2019.

Questão de Física – Enem 2019

Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus A e B, respectivamente com pressões de calibração pA e pB, os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA, e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.

Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:”

a) pA < pB e mA < mB

b) pA > pB e mA < mB

c) pA > pB e mA = mB

d) pA < pB e mA = mB

e) pA > pB e mA > mB

Que é respondida pela alternativa b. Uma vez que foi informado que o pneu da bicicleta A deforma menos que o da bicicleta B, é possível afirmar que este possui pressão mais elevada. Já em relação às massas de ar, foi informado que são diretamente proporcionais aos volumes dos pneus. Desta maneira, como os pneus da bicicleta B são maiores que os da bicicleta A, percebe-se que estes apresentarão volume maior e, consequentemente, maior massa de ar.

Esta questão trata especificamente de dois conceitos simples para a física, que são pressão e massa dos gases. Além disso, não foi necessária a realização de nenhuma conta, uma vez que o exercício aborda diretamente o entendimento do conceito.

Embora questões deste modelo sejam cobradas em menor quantidade quando comparadas aos anos anteriores, estas questões ainda são muito cobradas, não só nas provas de física (como mostramos nesta postagem), mas também em questões de matemática e química. Desta maneira, apesar das mudanças ocorridas na estruturas das provas do Enem com o passar dos anos, questões que utilizam do raciocínio do aluno e também da sua capacidade de interpretar e avaliar situações continuam sendo cobradas.

Portanto, exercitar o seu raciocínio neste tipo de questão pode garantir o acerto de algumas questões nas provas do Enem. Treine a sua avaliação de situações e tente ao máximo compreender as informações prestadas pelo exercício! Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!