Conceitos de probabilidade no Enem

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Em nossa postagem de hoje mostraremos alguns conceitos básicos para o estudo da probabilidade, uma área muito importante para a matemática e, consequentemente, muito cobrada nas provas do Enem e vestibulares. Para isso, além de apresentar sobre os conceitos utilizados na probabilidade, mostraremos também uma questão do Enem sobre o assunto, de modo a exemplificar como este conteúdo é cobrado no exame.

Conceitos básicos para a probabilidade

Como mencionamos no início desta postagem, além da importância para a matemática e para o Enem, a probabilidade é importante também para a tomada de decisões em empresas e na sociedade em geral. Como os eventos ocorrem das mais variadas formas, são diversos os conceitos e equações utilizados no estudo da probabilidade. Desta forma, começaremos pelos conceitos iniciais, que serão de fundamental importância para a sequência dos estudos.

Experimento aleatório

O primeiro conceito que vamos estudar sobre a probabilidade é o experimento aleatório. Um experimento aleatório pode ser definido como um experimento que, ao ser realizado diversas vezes nas mesmas condições, resultará em resultados imprevisíveis. Em nosso cotidiano existem diversos tipos de experimentos aleatórios. Por exemplo, considere o lançamento de um dado. Sabemos que em cada lançamento do dado a chance de obter algum dos números é a mesma. No entanto, não conseguimos definir com precisão o resultado, o que faz do evento um experimento aleatório.

Espaço amostral

Outro conceito muito importante para a probabilidade é o espaço amostral. O espaço amostral é definido como o conjunto de todos os resultados possíveis em um experimento aleatório. Normalmente o espaço amostral é representado pela letra ômega e também recebe o nome de conjunto universo.

Conhecer o espaço amostral de um experimento aleatório é fundamental para calcular a probabilidade do evento ocorrer. Por exemplo, considere o lançamento do dado dito anteriormente. Para os lançamentos, todas as opções possíveis, ou seja, o espaço amostral do experimento é o conjunto {1, 2, 3, 4, 5, 6}.

Evento

O evento pode ser entendido como qualquer um dos subconjuntos do espaço amostral. Por exemplo, quando pensamos no espaço amostral anterior, podemos entender um evento como o subconjunto formado pelos números pares que saem do lançamento do dado ({2,4, 6}), ou também o subconjunto composto pelos números primos que podem ser lançados ({1, 2, 3, 5}).

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é cobrado no Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio exame, em que você pode observar estes conceitos e também calcular a probabilidade do evento.

Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso. Qual é a probabilidade de a senha ser um número de 1 a 20?”

a)1/100

b) 19/100

c) 20/100

d) 21/100

e) 80/100

Alternativa correta: c

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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