Conceitos importantes sobre o espectro luminoso visível

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um assunto muito importante para a física e que possui uma série de aplicações no dia a dia, que é o espectro luminoso. Para isso, além de apresentarmos os conceitos importantes para a compreensão deste assunto, será mostrada também uma questão retirada do Enem sobre o tema, para que você compreenda como o conteúdo pode ser cobrado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

O espectro luminoso visível

Você já deve saber que as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo, com a velocidade da luz. Além disso, essas ondas se diferenciam por dois fatores principais, que são a frequência e o comprimento de onda. Uma das maneiras mais simples (e importantes) que encontramos as ondas eletromagnéticas é o espectro luminoso que conseguimos enxergar, que pode ser denominado espectro luminoso visível. Sendo assim, temos 7 diferentes cores, que variam entre o violeta e o vermelho, cujas propriedades importantes (comprimento de onda e frequência) são apresentadas na tabela a seguir.

CorComprimento de Onda – λ (nm)Frequência (Hz)
Vermelho650 – 750 4,0.1014 – 4,6.1014
Alaranjado590 – 6504,6.1014 – 5,1.1014
Amarelo520 – 5905,1.1014 – 5,7.1014
Verde480 – 5205,7.1014 – 6,2.1014
Azul440 – 4806,2.1014 – 6,8.1014
Anil410 – 4406,8.1014 – 7,3.1014
Violeta390 – 4107,3.1014 – 7,6.1014

Além das ondas apresentadas acima, também temos duas faixas extremamente importantes e utilizadas atualmente, que são as ondas infravermelhas, cuja frequência é menor que a das ondas vermelhas, e as ondas ultravioletas, que possuem frequência superior às ondas violetas.

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem, que aborda uma das aplicações do espectro luminoso, quando tratamos da luz solar. Aproveite para treinar o conteúdo aprendido nesta postagem e também pense no exercício de uma forma global, avaliando também o contexto do problema para chegar à solução final!

Herschel, em 1880, começou a escrever sobre a condensação da luz solar no foco de uma lente e queria verificar de que maneira os raios coloridos contribuem para o aquecimento. Para isso, ele projetou sobre um anteparo o espectro solar obtido com um prisma, colocou termômetros nas diversas faixas de cores e verificou nos dados obtidos que um dos termômetros iluminados indicou um aumento de temperatura maior para uma determinada faixa de frequências.

SAYURI, M.; GASPAR, M. B. Infravermelho na sala de aula. Disponível em: www.cienciamao.usp.br. Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).

Para verificar a hipótese de Herschel, um estudante montou o dispositivo apresentado na figura. Nesse aparato, cinco recipientes contendo água, à mesma temperatura inicial, e separados por um material isolante térmico e refletor são posicionados lado a lado (A, B, C, D e E) no interior de uma caixa de material isolante térmico e opaco. A luz solar, ao entrar na caixa, atravessa o prisma e incide sobre os recipientes. O estudante aguarda até que ocorra o aumento da temperatura e a afere em cada recipiente.

Em qual dos recipientes a água terá maior temperatura ao final do experimento?”

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

Alternativa correta: A.

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Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
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O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

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