Conceitos iniciais sobre ondas no Enem

Em nossa postagem de hoje, daremos início ao estudo de um conteúdo muito cobrado no Enem, que são as ondas. Para isso, vamos apresentar alguns dos conceitos importantes para darmos sequência aos estudos e, ao final, vamos apresentar uma questão retirada das provas do Enem, ilustrando como este conteúdo costuma ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio.

Antes de mais nada devemos entender o que são as ondas. Uma onda pode ser entendida como uma perturbação no espaço. Por exemplo, quando balançamos uma corda, o movimento realizado por ela é uma perturbação no espaço, logo é uma onda. Apesar de uma definição simples, as ondas possuem divisões e diferenciações, sendo classificadas em ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.

  • Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar. Além disso, em um meio de propagação, a velocidade desta onda será constante. Por exemplo, podemos citar as ondas do mar ou o próprio som, que utilizam meios para se propagar.
  • Ondas eletromagnéticas: por sua vez, as ondas eletromagnéticas são aquelas que não necessitam de um meio para se propagar. Como exemplos de ondas eletromagnéticas temos a luz e as ondas de raio X.

Apesar das duas classificações, o comportamento das ondas segue o mesmo padrão, que é representado abaixo.

Fonte: https://athoselectronics.com/frequencia-como-funciona/

Note que em nosso exemplo temos mais de uma onda. No entanto, para entender os conceitos principais necessitamos de apenas um pulso da onda. Temos então:

  • Amplitude da onda: é o valor máximo que a onda pode alcançar, tanto positiva quanto negativamente.
  • Crista da onda: Valor onde a amplitude da onda é máxima.
  • Vale da onda: Valor onde a amplitude é mínima.
  • Comprimento de onda: o comprimento de onda será muito importante para os próximos estudos, uma vez que é uma das principais características de uma onda. O comprimento de onda pode ser calculado como a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos.

Frequência de uma onda

A frequência de uma onda é entendida como a quantidade de vezes ela se repete ao longo de um intervalo de tempo, como mostra a equação a seguir:

Onde f é a frequência da onda e T é o período da onda. Ainda, podemos calcular a velocidade da onda da seguinte maneira:

Onde λ é o comprimento de onda, f é a frequência e T o período da onda.

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem, veja a seguir uma questão retirada da prova de 2013, que trata do assunto de hoje.

Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração

Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é de 45km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 60 cm.

Disponível em www.ufsm.br Acesso em 7 dez. 2012. (adaptado)

Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de”

a) 0,3

b) 0,5

c) 1,0

d) 1,9

e) 3,7

Alternativa correta: C

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!