Confira as Datas Para o Sisu, ProUni e Fies 2022

Com o início do ano de 2022, os candidatos que realizaram as provas do Enem em 2021 começam a se preparar para os principais programas de ingresso em universidades públicas e privadas de todo o país, que utilizam a nota do Enem como parâmetro de seleção. Visando uma boa preparação para estes programas, é fundamental que os alunos conheçam as principais datas dos programas, para que possam participar e concorrer a uma vaga no ensino superior brasileiro. Sendo assim, vamos apresentar a seguir as datas do Sisu, ProUni e Fies do primeiro semestre de 2022, comentando também sobre estes programas importantíssimos.

Resultados do Enem saem dia 11 de fevereiro

A primeira informação que deve ser dada aos alunos são os resultados do Enem, fundamentais para qualquer aluno que queira participar dos programas citados acima. Sendo assim, é previsto pelo MEC que os resultados sejam liberados no dia 11/02!

Datas do Sisu 2022/1

Partindo agora para os programas que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o primeiro destes programas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através do Sisu, alunos que participaram da última edição do Enem e não zeraram a redação podem concorrer a uma bolsa em uma universidade pública brasileira. Atualmente, o Sisu é o maior programa de ingresso de jovens brasileiros em universidades de todo o país, sendo também um dos mais conhecidos pelos alunos. Confira a seguir as principais datas para o Sisu 2022/1:

  • Inscrições: Entre os dias 15 e 18 de fevereiro.
  • Resultados e convocação para primeira chamada: 22 de fevereiro.
  • Manifestação de interesse para a lista de espera: Entre 22 e 28 de fevereiro.

Datas do ProUni 2022/1

Logo após o Sisu, teremos abertas as inscrições para mais um importantíssimo programa de ingresso em universidades brasileiras, que é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Através do ProUni, alunos que possuírem média superior a 450 pontos no geral, não zeraram a prova de redação e possuem renda máxima de 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar podem concorrer a uma bolsa de estudos em uma universidade particular do país. As bolsas podem ser integrais (para alunos que cumpram os requisitos acima e possuam renda familiar média inferior a 1,5 salário mínimo) ou parciais, para alunos com renda familiar média inferior a 3 salários mínimos. As datas importantes para este programa estão mostradas a seguir:

  • Inscrições: Entre 22 e 25 de fevereiro.
  • Resultados e convocação para primeira chamada: 02 de março.
  • Comprovação das informações para primeira chamada: entre 3 e 14 de março.
  • Convocação para segunda chamada: 21 de março.
  • Comprovação de informações para segunda chamada: Entre 22 e 29 de março.
  • Inscrições para lista de espera: Dias 04 e 05 de abril.

Datas do Fies 2022/1

Por fim, temos o terceiro e também importantíssimo programa de ingresso em universidades com a nota do Enem, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com o Fies, alunos de todo o Brasil que participaram do Enem e obtiveram média superior a 450 pontos nas provas objetivas, não zeraram a prova de redação e cumprem os requisitos de renda apresentados anteriormente podem financiar com juros baixíssimos o curso em uma universidade particular. Você pagará o curso somente após a conclusão e, como destacamos, os juros são baixos. As datas do Fies 2022/1 estão apresentadas abaixo:

  • Inscrições: Entre 8 e 11 de março.
  • Resultados: 15 de março.
  • Complementação das informações: Entre os dias 16 e 18 de março.
  • Convocação para lista de espera: Entre 16 de março e 28 de abril.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais datas para o Sisu, ProUni e Fies do primeiro semestre de 2022, comentando também sobre os critérios de seleção destes programas.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/