Confira as Datas Previstas Para o Enem 2022

Para aqueles alunos que já iniciaram a preparação para o Enem 2022, uma das etapas mais aguardadas pelos alunos já foi anunciada, que é a data de aplicação das provas. Fundamentais para qualquer aluno que deseja participar do exame, vamos comentar a seguir sobre as datas de aplicação das provas regulares do Enem, do Enem PPL e também do Encceja.

Provas do Enem 2022 serão aplicadas em novembro!

Para começarmos a nossa publicação, vamos apresentar a data de aplicação das provas do Enem. O ministro da Educação Milton Ribeiro publicou em suas redes sociais na última sexta-feira (21/01) que as provas do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. Tal informação foi confirmada em seguida, com a portaria publicada no Diário Oficial da União.

Sendo assim, para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, duas datas importantíssimas já estão definidas! Além disso, as provas digitais estão previstas para o mesmo dia da aplicação impressa, assim como aconteceu para o Enem 2021. Outro ponto importante que não foi alterado são os dias de aplicação do Enem, uma vez que as provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos seguidos.

Provas do Enem PPL já possuem data definida

Na mesma portaria, também foram definidas as datas de aplicação do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). O Enem PPL ganhou muito destaque nos últimos anos uma vez que, além da aplicação para pessoas privadas de liberdade, também serviu como reaplicação das provas do Enem, especialmente para os candidatos que não puderam comparecer à primeira aplicação em função da contaminação com doenças infectocontagiosas (como a COVID-19, por exemplo). Para este ano, o Enem PPL deverá ser aplicado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2022.

Datas do Encceja também foram definidas

Mais um exame importantíssimo para a formação de jovens e adultos no Brasil também teve suas datas definidas nesta portaria. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado para a obtenção de certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para o ano de 2022, as datas do Encceja serão:

  • Encceja Nacional: 28 de agosto de 2022.
  • Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022.
  • Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro de 2022.
  • Encceja Nacional PPL: 11 e 12 de outubro de 2022.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as datas dos principais exames nacionais para os ensinos fundamental e médio, que são o Enem, o Enem PPL e o Encceja. Além disso, na mesma portaria também foram estabelecidas as datas do Sisu, ProUni e Fies para o primeiro semestre de 2022. É importante destacar também que estas datas deverão ser mantidas, mas podem ocorrer alterações em função da pandemia enfrentada pelo país. No entanto, avisaremos caso haja qualquer alteração!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/