Confira Nossas Dicas de Como Estudar Pela Internet

Não tem como negar que a internet alterou nosso dia a dia em incontáveis situações. Desde a forma de pedirmos comida até a maneira como procuramos emprego, a rede mundial de computadores trouxe facilidades e uma agilidade que jamais poderíamos imaginar. E quando o assunto é estudo, não poderia ser diferente.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem fazer seus estudos na internet renderem ainda mais! Vamos lá?

1. Esqueça as redes sociais!

Claro que nossa primeira dica seria essa. Afinal, Facebook, Twitter e cia se tornam grandes vilões na hora de estudar, pois facilmente tiram o foco da atividade proposta. Portanto, não invente desculpas do tipo “Posso achar alguma coisa de conteúdo no Face também…”. A chance de se distrair com ele é infinitamente maior do que encontrar algo interessante sobre a revolução francesa, por exemplo. E você sabe disso muito bem.

2. Nem tudo é confiável

A internet tem de tudo, inclusive muita informação errada. Portanto, seja criteriosos e caso esteja pesquisando por novos assuntos, certifique-se da procedência e confiabilidade do site.

3. Saiba o que está procurando

Não existe nenhuma informação relevante para seus estudos que não possa ser encontrada na internet. Aproveite isso ao máximo. Mas antes de começar a entrar em tudo que o Google te empurrar, que tal saber as matérias que precisa estudar? Afinal, existem vários conteúdos que fazem parte do ensino médio e/ou que podem aparecer em outros vestibulares, mas que não são exigidos no Enem. Clique aqui para ver o que cai no exame nacional.

5. Varie a maneira de estudar

Além de ter todas as informações necessárias, também é interessante aproveitar as diversas formas que elas são apresentadas. Existem sites que o fazem por artigos, outros utilizam recursos como vídeo-aulas e alguns trazem questões de múltipla escolha. Ou seja, fique à vontade para ver qual você se adapta melhor.

6. Surgiram dúvidas, pesquise

Uma outra maneira de aproveitar bem a internet é deixar o Google aberto enquanto você estuda da maneira tradicional. Assim, qualquer dúvida que tiver, basta pesquisar. Imagine que está, por exemplo, estudando geografia e você se dá conta que não sabe a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha. Pesquise, entenda e volte aos estudos. Portanto, seja curioso e não deixa lacunas durante os estudos.

É isso!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.