Confira o Gabarito e as Provas do Encceja 2017

O Inep divulgou nesta sexta-feira as provas e o gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017.

O desempenho no exame, que foi aplicado no último dia 19 de novembro, poderá ser utilizado para que jovens e adultos consigam retirar a certificação de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental.

É importante ressaltar que o Encceja deste ano teve quatro edições: uma que foi aplicada para todos os candidatos em território nacional, outra para candidatos que moram em outros países, e duas edições aplicadas para pessoas privadas de liberdade, ou PPL (uma no Brasil e outra para pessoas presas fora do país).

Clique aqui para acessar o gabarito e os cadernos de todas as edições do Encceja 2017.

Regras para conseguir a proficiência

Segundo o Inep, o resultado individual do Encceja deste ano será disponibilizado na Página do Participante. Entretanto, ainda não há uma previsão da data.

De acordo com as normas divulgadas pelo próprio Inep, para o participante do Encceja 2017 obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, pelo menos, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento.

No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Embora seja o Inep o responsável pela organização e aplicação do exame, é importante destacar que são as secretarias estaduais de Educação ou os institutos federais de educação que emitem os certificados.

Para se ter uma ideia da dimensão do exame, as provas do Encceja deste ano foram aplicadas em 564 municípios de todos os estados e, dos 1.575.561 inscritos, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.