Confira o gabarito oficial do Enem e o edital de adesão ao Sisu 2021

Grande parte dos estudantes já prestou o Enem 2020. Isso porque ainda faltam os candidatos que realizarão as provas digitais do Enem, nos dois próximos domingos (24/01 e 31/01), e também os candidatos que prestarão a segunda aplicação do Enem/Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), que será aplicada nos dias 23 e 24 de fevereiro. Inclusive, ainda é possível solicitar a reaplicação do Enem 2020! Veja quem pode solicitar a reaplicação do exame nesta postagem!

Voltando aos alunos que já prestaram o Enem 2020, é hora de avaliar a quantidade de acertos e também os editais dos principais programas de ingresso nas universidades públicas e privadas do país. Baseado nisso, vamos apresentar a seguir o gabarito oficial da primeira aplicação das provas do Enem, assim como comentaremos sobre o edital de adesão das universidades ao Sisu 2021.

Gabarito Oficial do Enem 2020

Como já havia sido anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos dos dois dias de provas impressas do Enem 2020 foram divulgados na quarta feira (27/01), no próprio site do Inep. Os alunos também podem consultar os gabaritos através do aplicativo do Enem. Se você preferir, também pode conferir os gabaritos para as provas impressas do Enem a seguir:

As questões marcadas com * foram anuladas pelo Inep.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/01/27/enem-2020-gabaritos-sao-divulgados-confira.ghtml

Vale ressaltar que as imagens mostradas acima já estão atualizadas, uma vez que foram realizadas correções em relação ao gabarito divulgado inicialmente, no dia 27/01. Após acusações de racismo em duas questões, o Inep realizou alterações no gabarito oficial e classificou as ações como “inconsistência no material”.

Informações sobre o edital de adesão das Universidades ao Sisu 2021

Também foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o edital contendo cronograma e procedimentos para as instituições públicas de ensino superior que desejam aderir ao processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições poderão aderir ao Sisu entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2021. Neste cadastro, que deve ser feito pelas instituições no site do Sisu gestão, as instituições de ensino deverão definir quais os critérios devem ser considerados para a seleção.

O Sisu 2021 deve ocorrer no mês de abril de 2021, e é a principal porta de entrada para as instituições públicas de ensino superior do país. Além deste programa, os alunos também poderão utilizar o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para ingressar em universidades privadas, por meio de bolsas integrais e parciais, ou também através do financiamento do valor do curso, com juros que podem chegar a 0! Em breve traremos mais informações sobre estes programas!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/