Segundo divulgação do Inep, os 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Enem 2012 terão acesso ao espelho de correção digitalizado da redação a partir de 15 de fevereiro do ano que vem.
Os procedimentos adotados para a correção das redações mudaram. A partir deste ano, cada redação será examinada por dois corretores independentes. Um não saberá qual a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será avaliado por um terceiro corretor. Nos anos anteriores, isso só acontecia quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. Caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos, será convocada a participação uma banca examinadora de excelência, composta por três professores.
Segundo estimativas do próprio Inep, das 4,1 milhões de redações corrigidas, cerca de 1,2 milhão receberão a terceira correção e aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca de especialistas.
O trabalho de correção terá início na próxima semana e contará com 5.683 profissionais. Tais corretores de redação, convocados por chamada pública, passaram por dois meses de treinamento presencial e a distância, no qual foram abordadas as especificidades de cada competência e o conjunto do texto.
Após a fase de correção, as redações estarão disponíveis para visualização na página do Inep na internet. Dessa maneira, os candidatos poderão verificar seus erros e acertos.
Vale destacar que o acesso só será possível com a senha pessoal gerada no momento da inscrição para o Enem. Assim sendo, cada participante só terá direito a ver a própria redação.
De acordo com o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa, a disponibilização das redações aos participantes tem fins pedagógicos.
1 comment
Boa Noite!!!!
Fico feliz de saber que tem pessoas que se preocupam com outras pessoas, meu muito obrigado a vcs. do infoenem pelo material fornecido…..