Conheça a importância do sono na preparação para o Enem

Certamente você já ouviu falar dos benefícios que noites bem dormidas trazem, tanto para a saúde física quanto para a mental. Mas será que sua preparação para uma prova tão importante quanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a devida atenção quando o assunto é o respeito ao seu sono?

Caso sua resposta seja “não” ou “mais ou menos”, esse artigo é para você!

Primeiro vamos fazer a lição de casa.

– O que é o sono?

De maneira simplista, podemos definir sono como um período de repouso para o corpo e a mente, durante o qual a consciência está em inatividade parcial ou até completa. Embora a necessidade diária de sono varie de pessoa para pessoa, de acordo com várias pesquisas, o total de horas de sono para um indivíduo está normalmente entre sete e oito horas.

– Por que sentimos sono?

Biologicamente, dentre outros fatores, sentimos sono, pois, ao longo do dia, nosso corpo acumula uma substância chamada adenosina. Em outras palavras, quanto mais adenosina, mais sono.

– Mas afinal, o que o sono tem a ver com meus estudos?

Muito mais do que você imagina. Dentre todos os malefícios que noites mal dormidas trazem, vamos dar destaque para dois, diretamente ligados a qualidade de estudos:

  1. Quem não dorme adequadamente pode apresentar sonolência diurna, irritabilidade, estresse, fadiga e dificuldade para se concentrar ou assimilar novas informações. Segundo pesquisadores da Universidade de Lubeck (Alemanha), isso ocorre porque durante o sono acontece a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais que aprimoram habilidades como memória e aprendizado.
  2. Quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos rotineiros do dia anterior ou conteúdos estudados. Isso porque, durante o sono, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas ao longo do dia, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos.

– Ok, ok! Qual a moral da história?

Simples! O sono não é apenas um detalhe no seu preparo para o Enem. Ele é parte fundamental. Quem dorme bem adquire maior capacidade de concentração, diminui a chance de estresse e consegue assimilar melhor os conteúdos estudados. Isso sem contar os outros benefícios, como o controle de peso e o combate a hipertensão.

Portanto, durma melhor para estudar (e viver!) melhor. E aproveite para assistir o vídeo abaixo que resume tudo o que falamos neste artigo!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.