Conheça as Principais Características das Aves

Nos últimos artigos, explanamos as características dos animais que dependiam do ecossistema aquático para sua sobrevivência (peixes) e daqueles que transitaram para o ambiente terrestre (répteis e anfíbios). Agora, entenderemos um pouco mais sobre as aves.

Do mesmo modo que os répteis possuem uma série de adaptações do corpo para dominar o ambiente terrestre, as aves possuem características específicas que possibilitam o voo, tais como: corpo aerodinâmico; ossos pneumáticos, ou seja, ocos e consequentemente mais leves; presença de asas e penas; e ausência de bexiga urinária, o que também torna o animal mais leve.

Uma outra característica importante das aves é a homeotermia, ou seja, estes animais conseguem manter a sua temperatura corporal independentemente da temperatura ambiente, o que leva a um metabolismo mais acelerado e uma maior necessidade energética.

Além de auxiliar no voo, as penas protegem a ave e funcionam como isolantes térmicos e, para protegê-las impermeabilizando, existem glândulas uropigianas, que secretam um tipo de óleo. As aves possuem ainda o bico, que atua na captura de alimento.

O sistema circulatório das aves é caracterizado por um coração com dois átrios e dois ventrículos, com arco aórtico voltado para a direita (nos mamíferos, veremos que ele se volta para a esquerda) e o sistema respiratório é pulmonar. Sobre o sistema digestivo, podemos destacar o papo, que armazena os alimentos e a moela, responsável pela digestão mecânica. Já o sistema excretor é caracterizado por rim metanéfrico e excreção de ácido úrico. As aves são animais dioicos, sua fecundação é interna e as fêmeas põem ovos, os quais possuem casca calcária. O sistema nervoso destes animais é desenvolvido e possibilita o equilíbrio durante o voo. Além disso, sua visão é muito aguçada, de modo que eles possam enxergar o solo enquanto voam.

Embora tenhamos falado da dominação do ambiente aéreo, é importante ressaltar que nem todas as aves voam e algumas também vivem em ambiente aquático, como por exemplo os patos e pinguins. Outros exemplos de aves são galinha, avestruz, águia, albatroz, pavão, peru e tucano. Vale lembrar também que algumas espécies podem transmitir doenças aos seres humanos, como os pombos, que o fazem através das fezes.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre o último grupo de animais desta lista, o de mamíferos, ao qual nós humanos pertencemos.

Até lá!!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.