Conheça e Entenda as Unidades de Medida

Uma das coisas que mais confunde estudantes e pode ser utilizada como “pegadinha” em questões são as unidades de medida. A unidade de medida caracteriza uma determinada grandeza que pode ser escalar ou vetorial. Se você não lembra a diferença entre grandezas escalares e vetoriais, recorde lendo este artigo.

Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos grandezas sem citar a unidade de medida, pois alguma unidade em específico já é corriqueira naquela situação. Por exemplo:

– Quanto você pesa?
– 60!

60 o quê? Nessa situação, é fácil deduzir que a pessoa quis dizer “60 quilogramas”. Mas, ao não especificar a unidade de medida, essa pessoa ficou passível ao bullying. Poderíamos facilmente dizer que ela pesa 60 toneladas, 60 teraquilos, 60 arrobas, 60 gigaquilos etc, e podemos imaginar que ela não ficaria nada feliz com nossa imaginação! Já se levássemos a sério a grandeza “peso”, poderíamos dizer que ela pesa 60 newtons e ela passaria a ter aproximadamente 6 kg.

Além da confusão simulada acima, existe o problema de realmente não saber do que se trata quando a unidade de medida não é mencionada ou está fora de contexto. Agora que vimos o quanto a unidade de medida é essencial, vamos conhecer o Sistema Internacional de Unidades (SI).

O SI é um conjunto de medidas adotadas como padrão na maioria dos países do mundo. Observe a tabela abaixo como exemplo e caso queira consultar outras unidades e entender mais sobre isso, acesse o documento do Inmetro.

GrandezaUnidadeSímbolo
comprimentometrom
massaquilogramakg
temposegundos
corrente elétricaampéreA
temperaturakelvinK
quant. de matériamolmol
intensidade luminosacandelacd

Como visto na tabela, a unidade de medida padrão do SI para temperatura é Kelvin, mas cotidianamente, no Brasil, utilizamos graus Celsius. Assim como para comprimento e tempo temos, respectivamente, metro e segundo; mas muitas vezes utilizamos quilômetro e hora, principalmente quando falamos de velocidade de automóveis. Nesses casos, o que fazer? Quando uma questão exige uma resposta com a unidade no SI, mas no enunciado a unidade vem diferente, é necessário realizar a conversão entre as unidades.

Para não cair nesse tipo de pegadinha e cometer um erro bobo no Enem, é importante prestar bastante atenção nos enunciados das questões e ficar sempre de olho na unidade de medida. Para treinar isso, em breve traremos uma questão do Enem 2014 resolvida sobre esse assunto. Não perca!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.