Conheça melhor o perfil dos candidatos do Enem 2014

A praticamente um mês das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, que ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou informações mais detalhadas sobre os 8,7 milhões de candidatos inscritos.

Vai prestar o Enem 2014? Então saiba um pouco mais sobre seus concorrentes nos dados abaixo, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pela organização e aplicação do Enem.

  • As mulheres são a maioria, somando mais de 5 milhões de participantes, o que corresponde a 58,11% do total;
  • Os negros formam a etnia dominante, representando 57,91% dos candidatos, enquanto 37,7%, se declararam brancos. De acordo com o presidente do Inep, Chico Soares, a grande quantidade de negros inscritos se deve, em parte, pelas oportunidades de acesso ao ensino superior público advindas da Lei de Cotas de 2012;
  • Aproximadamente 1,5 milhão de estudantes (quase 20% do total) não irão concluir o ensino médio neste ano e prestarão o Enem 2014 somente como treineiros (veja a matéria completa);
  • 15,5 mil inscritos são considerados idosos (possuem mais de 60 anos), sendo que muitos farão as provas pretendendo cursar uma universidade / faculdade;
  • Mais de 6 mil candidatos são estrangeiros e prestam o exame para revalidar o certificado do ensino médio retirado em seu país de origem, para então tentar ingresso nas universidades brasileiras.

Quanto a distribuição regional, a maioria dos participantes do Enem 2014 reside na região Sudeste. Veja a porcentagem representada por cada região:

  1. Sudeste – 35,27%;
  2. Nordeste – 32,99%;
  3. Sul – 11,97%;
  4. Norte – 10,89%;
  5. Centro-Oeste – 8,85%.

Vale ressaltar que, em praticamente todos os dados informados, há quebra de recordes em relação às provas anteriores, mostrando que o Enem vem ganhando dimensão cada vez maior.

De acordo com o MEC, nesta edição serão impressas 18,3 milhões de provas incluindo normal, ampliada e braile, as quais serão aplicadas em 1.699 municípios por todo o país.

Para mais informações e dicas de estudo para o Enem 2014, clique aqui.

Fonte: MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.