Conheça o modelo da prova do Enem 2014

Para quem vai prestar vestibular ou qualquer concurso que seja, conhecer o formato do exame é fundamental. Especialmente se a prova possuir características únicas, como o Exame Nacional do Ensino Médio.

O modelo atual da prova do Enem, utilizado desde a edição de 2009, ano em que o exame ganhou fundamental importância no acesso ao ensino superior, permite-nos classificá-lo como extenso, cansativo e muito bem elaborado. Veja abaixo como é composta a prova do Enem, bem como sua divisão em dois dias de aplicação.

  • Primeiro dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Ciências Humanas – 4 horas e meia de prova;
  • Segundo dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Matemática + Redação – 5 horas e meia de prova.

Como podemos ver, o modelo do Enem hoje traz 180 questões objetivas mais a redação, para serem resolvidos em 10 horas, dividas em dois dias de prova.

Com relação as questões, que compõem 80% do resultado do exame (uma vez que são 5 notas), é importante esclarecer que são do tipo múltipla escolha. Caso você não saiba, esse termo é usado para questões que trazem alternativas para que o estudante escolha a correta (ou incorreta, dependendo do exercício). No caso do Enem, cada questão apresenta 5 alternativas, sendo que só uma corresponde a resposta certa.

Mas conhecer, de fato, o modelo da prova, não consiste apenas em ter consciência das informações citadas acima. É preciso praticar, participar de simulados, resolver provas anteriores. Somente assim você entenderá o quanto é estressante e difícil passar horas a fio sentado numa carteira apertada lendo enunciados enormes e interpretando textos, gráficos, tabelas etc.

Para tanto, a orientação que deve ficar deste artigo é que, além de conhecer o formato da prova do Enem, você deve se acostumar a desconfortável situação de resolvê-la. Deve se adptar a ela. E quanto antes começar a fazê-lo, melhor. Não deixe simulados e soluções de edições anteriores para os meses que antecedem a prova. Comece já.

Uma última dica, que se alinha ao assunto de hoje, é para que veja nossas Apostilas para o Enem 2014, que trazem todas as edições do novo modelo do exame (2009 até 2013) resolvidas, explicadas e comentadas. Ao todo, são mais de 900 questões.

Agora é com você. Mãos a obra!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.