Conheça as Propostas de Redação do Enem PPL

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realiza, já há alguns anos, uma edição extra chamada de Enem PPL – Pessoas Privadas de Liberdade um mês depois da edição “convencional”.

O Enem PPL tem como público alvo jovens e adultos que estão cumprindo pena em instituições socioeducativas ou presídios, respectivamente, e que queiram prestar o exame a fim de tentar uma vaga na universidade, um financiamento estudantil (caso estejam cumprindo pena no regime semi aberto e conseguiam autorização judicial) ou ainda para os que queiram obter a certificação de conclusão do Ensino Médio ou de disciplinas específicas; para isso, eles precisam atingir uma nota mínima.

As provas do Enem PPL são equivalentes às provas “convencionais” do Enem para se garantir a isonomia do exame, isto é, o grau de dificuldade das questões e da proposta de redação é o mesmo.

Para o público em geral, que queira ver, analisar e, talvez, fazer as provas do Enem PPL em casa, como forma de estudo extra, há uma grande dificuldade em encontrar essas provas, já que apenas os editais e os gabaritos são divulgados pelo Ministério da Educação, algo que acreditamos que deveria ser mudado, assim como já é feito com todas as provas do Enem de 1998 até os dias de hoje.

Após árdua procura, encontramos as propostas de redação das edições de 2009 a 2015 do Enem PPL. O tema da proposta de produção de texto do Enem PPL 2016 foi “Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil”, mas, infelizmente, não encontramos a prova propriamente dita para disponibilizarmos aqui.

Em 2009, o tema da proposta de redação do Enem PPl foi “A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade”, que abordava a questão das diferentes configurações familiares existentes na sociedade atual. A proposta era a seguinte:

Já o Enem PPL 2010 teve como tema de proposta de redação “Ajuda Humanitária”, isto é, ajuda oferecida para vítimas de tragédias naturais como terremotos, deslizamentos de terra, tsunamis, incêndios etc. A coletânea de textos motivadores era a seguinte:

Já no ano de 2011, o Enem PPL teve como tema da proposta de redação “Cultura e mudança social” e abordou o papel da cultura de uma país, de um povo, de um grupo, de uma cidade ou de um bairro da mudança social em relação à inclusão e igualdade social, incentivo à prática do esporte, do lazer etc.

Em 2012, o tema do Enem PPL era a seguinte pergunta: “O grupo fortalece o indivíduo?” e tratava da questão da representatividade de uma única pessoa em um grupo, um negro que se vê e se sente representado em um coletivo negro, por exemplo ou uma mulher que se sente representada em um coletivo feminista, assim como os sindicatos, entidades que representam as mais diversas categorias de trabalhadores.

Por sua vez, o Enem PPL 2013 teve como tema “Cooperativismo como alternativa social” e abordou as cooperativas, grupos de pessoas que se unem a fim de atingir um único objetivo, como por exemplo, cooperativas de materiais reciclados, cooperativas agrícolas etc. A proposta de redação era a seguinte:

Já o Enem PPL 2014 teve como tema da proposta de redação “O que o fenômeno social dos ‘rolezinhos’ representa?” e foi atual para a época, pois foi neste ano em que o Brasil assistiu aos rolezinhos em parques e em shoppings das grandes cidades.

Por último, mas não menos importante, o tema da proposta de redação do Enem 2015 foi “O histórico desafio de se valorizar o professor”.

Agora, é com vocês! Esperamos que vocês, leitores, escrevam essas propostas de redação em casa e depois comparem os textos com as análises que publicaremos na nossa coluna. Escrever uma dissertação-argumentativa por semana, pelo menos, é fundamental. Que tal conhecer o curso de redação do portal infoEnem? Nele, você poderá escrever essas e tantas outras propostas de redação. Clique aqui e veja mais detalhes!

Até a próxima semana!

 


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas e do Curso Online do infoEnem. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.