Conheça Sua Verdadeira Meta no Vestibular

Nesta semana mesmo escrevi um artigo com duas dicas para ajudar os estudantes a encararem de forma um pouco diferente este conturbado momento que é o vestibular. (caso não tenha lido o artigo, clique aqui).

Na ocasião, citei a importância de não ficar vasculhando notas de cortes anteriores e outros dados sobre edições antigas, pois acredito que tais informações, além de atrapalhar o candidato, deixando-o nervoso, não é muito útil, pois a dificuldade da prova varia e o que vale, de fato, é conseguir estar entre os melhores.

Após a publicação da matéria, alguns dos nossos leitores questionaram essas dicas, alegando que consideram importante conhecer as notas de cortes dos anos anteriores, pois servem como uma referência para terem uma ideia da pontuação necessária.

Pois bem. Entendo e até concordo, em partes, com esta indagação. Entretanto, ressalto que esta dica se refere àqueles alunos que ficam debruçados nesses dados, perdendo muito tempo consultando e analisando-os.

Para reforçar a compreensão da ideia de que o que importa é estar entre os mais bem classificados, vou contar uma parábola que escutei de um amigo e que muitas vezes passo para meus alunos nos cursinhos onde leciono.

Certa vez, dois amigos estavam na selva africana e se depararam com um enorme leão. Ao avistá-los, o animal se pôs a correr atrás dos dois que, evidentemente, se esforçavam ao máximo para não serem alcançados pela fera. Durante a corrida, como ambos foram pegos de surpresa e estavam descalços, um deles começou a colocar tênis. O amigo, não entendendo o motivo daquela atitude, questionou:

– Você está maluco? Acha que com tênis você conseguirá correr mais que o leão?

De forma imediata e sábia, o amigo respondeu:

– Não preciso correr mais que o leão. Preciso apenas correr mais que você.

Agora pare e reflita um pouco. No vestibular, não é exatamente assim que funciona? Muitas vezes não é necessário fazer uma prova impecável. Você precisa “apenas” fazer melhor que seus concorrentes. Por isso, mantenha o foco em estudar o máximo possível! Procure sempre correr, ou melhor, estudar mais que seus concorrentes.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.