Conhecendo a Química Verde no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos falar sobre um assunto cada vez mais importante e destacado mundialmente, que é a química verde. Para isso, vamos apresentar as principais características deste ramo da química, comentando também sobre os principais exemplos da química verde. No final da postagem, vamos utilizar um exercício retirado diretamente das provas do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Conheça a química verde

Em um mundo no qual a sustentabilidade e redução da poluição e desperdícios está cada vez mais evidente, a química verde conquistou muito destaque. Este ramo da química é considerado um dos mais recentes, sendo definido pela primeira vez somente no ano de 1991 por John Warner e Paul Anastas. A química verde foi definida como “o desenvolvimento de produtos químicos e processos que buscam a redução ou eliminação do uso e da geração de substâncias perigosas”. De acordo com a definição da química verde, podemos considerar que este ramo da química possui os seguintes objetivos principais:

  • Redução da quantidade de materiais que são descartados na natureza;
  • Redução do uso de fontes não renováveis;
  • Redução do consumo de energia;
  • Redução da poluição ao meio ambiente;
  • Redução do uso de matéria prima e;
  • Redução da toxicidade.

Sendo assim, podemos perceber que os objetivos da química verde, além de importantíssimos para a preservação do planeta e nossa sobrevivência, são também muito nobres. Com isso, a química verde trabalha no desenvolvimento de produtos e técnicas que permitem atingir os objetivos citados acima. Entre as ações da química verde, vamos destacar as principais a seguir:

  • Utilização de reagentes alternativos e renováveis;
  • Desenvolvimento de substâncias que não poluem o meio ambiente;
  • Minimização dos gastos e custos energéticos;
  • Produção de condições para que as reações químicas ocorram mais rápido e poluam menos e;
  • Substituição dos solventes tóxicos.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo do texto, a química verde tem se tornado cada vez mais importante mundialmente, uma vez que esta área trabalha com a preservação do ambiente e máximo aproveitamento dos reagentes. A importância adquirida por este ramo da química faz com que o conteúdo comece a aparecer até mesmo em vestibulares famosos, como é o caso do Enem. Sendo assim, para demonstrar como este conteúdo pode ser utilizado nos vestibulares famosos, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (primeira aplicação) que utiliza os conceitos da química verde. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“A Química Verde é um ramo da química que prega o desenvolvimento de processos eficientes, que transformem a maior parte do reagente em produto, de forma mais rápida e seletiva, que utilizem poucos reagentes, que produzam somente o produto desejado, evitando a formação de coprodutos, e que utilizem solventes não agressivos ao meio ambiente. Assim, as indústrias contornariam problemas relacionados à poluição ambiental e ao desperdício de água e energia.

O perfil de um processo que segue todos os princípios desse ramo da química pode ser representado por:

a) A + B + C → D (a reação ocorre a altas pressões).

b) A + B → C + D (a reação é fortemente endotérmica).

c) A + 3B → C (a reação ocorre com uso de solvente orgânico).

d) 3A + 2B → 2C → 3D + 2E (a reação ocorre sob pressão atmosférica).

e) A + 1/2B → C (a reação ocorre com o uso de um catalisador contendo um metal não tóxico).

Alternativa correta: E.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/