Consulta Pública Para Enem Digital Encerra Amanhã

Nesta próxima terça-feira, 17 de março, o Ministério da Educação (MEC) encerrará o prazo para participação na consulta pública para melhoria e discussão sobre uma possível versão do Enem Digital. O período teve início no dia 3 deste mês.

Qualquer cidadão que possua Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode participar, respondendo as três questões que solicitam sugestões sobre o banco de itens (questões), aprimoramento da logística, segurança e aplicação, além de comentários gerais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

A cooperação na chamada pública deve ser realizada exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico pddeinterativo.mec.gov.br, criado pelo MEC. Conforme dados oficiais do ministério, 2.241 pessoas já tinham colaborado com sua opinião nas primeiras 24 horas da consulta pública.

De acordo com declarações do Ministro da Educação Cid Gomes, a realização de uma versão digital do Enem deve trazer, entre outros benefícios, redução de custos com impressão e distribuição das provas, melhoria da logística, segurança e aplicação do exame.

Cid Gomes também esclareceu que o exame nacional poderia ser aplicado em datas pré-marcadas, em mais de uma edição por ano, sendo realizado em locais cadastrados que ofereçam terminais computadores para que os candidatos possam utilizar.

Um dos principais desafios, neste primeiro momento, é a criação de um banco com mais de 30 mil questões, sendo cerca de 8 mil para cada uma das quatro grandes áreas. A quantidade atual de itens que compõem o banco não foi informada pelo MEC.

O ministro chegou inclusive a cogitar a realização do Enem 2015 digital, porém as dificuldades citadas devem inviabilizar sua aplicação ainda neste ano.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.