Após lançar a série “Contagem Regressiva para o Enem” na semana passada, cujo artigo tratou da área de Ciências Humanas, hoje damos sequência trazendo o texto sobre a prova que completará o primeiro dia do exame: Ciências da Natureza.
Suas questões abordam as disciplinas de Química, Física e Biologia. Vamos compreender cada uma delas e quais os conteúdos mais recorrentes, lembrando que, devido a interdisciplinariedade das provas do Enem, muitos itens abordam conceitos de mais de uma disciplina ao mesmo tempo.
Indice
Biologia
Consiste na matéria que estuda os seres vivos, desde sua origem e evolução até o funcionamento dinâmico dos organismos. Conheça na sequência os assuntos de Biologia que mais caem no exame nacional.
- Ecologia: este é disparado o tema mais que recorre nas questões desta disciplina, abordando principalmente problemas ambientais. Uma atenção especial deve ser dada a acontecimentos mais recentes, como a tragédia do rompimento de duas barragens, na cidade mineira de Mariana, no final de 2015;
- Outros conteúdos recorrentes e que devem fazer parte da sua revisão geral de Biologia são Genética, Evolução e Origem da Vida (aquecimento global e desmatamento), Fisiologia e Parasitologia (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya).
Física
Nada mais é do que a disciplina / ciência que busca compreender a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais (propriedades, causas e consequências). Nas últimas edições, os assuntos que mais apareceram em Física no Enem foram:
- Mecânica: atenção especial aqui para as Leis de Newton e também Cinemática;
- Elétrica e Energia: é comum caírem questões com problemas relacionados a consumo de energia no cotidiano, além de fenômenos associados às cargas elétricas.
- Ondulatória: conhecimentos tanto sobre ondas mecânicas como eletromagnéticas vêm se tornando mais frequentes nas últimas provas do Enem.
- Termodinâmica e Óptica: com menor incidência esses assuntos ainda podem aparecer no Enem, especialmente com relação a troca de calor no primeiro caso e o assunto “lentes” no segundo.
Química
Basicamente se traduz no estudo da composição, das propriedades e da reatividade da matéria. Veja abaixo os conteúdos desta disciplina que tem maior chance de aparecer na prova do Enem.
- Problemas ambientais: assim como ocorre em biologia e geografia, as questões ambientais também podem ser exploradas nos itens de química, especialmente com reações relacionadas a eventos como a chuva ácida e destruição da camada de Ozônio, entre outras;
- Estequiometria: nos cálculos estequiométricos, relacionados a quantidade de produto formado a partir da quantidade de reagentes, vale a pena rever grandezas químicas como mol, além da conversão de unidades de medida;
- Equilíbrio Químico e Eletroquímica: a dica aqui é relembrar as reações inversas no primeiro assunto e reações de oxirredução e da eletrólise no segundo;
- Química Orgânica: por estar presente em diversas situações me nosso dia a dia, a este assunto tem presença garantida nos itens de química do Enem. Características, reações e fórmulas químicas, bem como funções orgânicas (alcoóis, fenóis, éteres etc.) devem estar na ponta da língua.