Conteúdos que facilitarão a sua prova de matemática no Enem

Em nossa próxima postagem, deixaremos de lado o tradicional modelo de postagem composto por conteúdo e exercícios para apresentarmos alguns conteúdos importantíssimos e que certamente irão te ajudar durante a resolução das provas de matemática do Enem e demais vestibulares. Além disso, ao apresentarmos os conteúdos, também daremos algumas dicas para utilizar estes conteúdos da melhor maneira possível, o que fará com que você alcance as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Regra de três simples

Sem dúvidas, a regra de três simples é um dos conteúdos mais importantes e que deve ser completamente dominado pelo aluno que deseja ir bem na prova de matemática do Enem. Apesar de ser um conteúdo simples, a regra de três ajuda o aluno a sair de várias situações adversas durante o exame, e também é muito utilizada durante as provas de química e física. Portanto, dominar a regra de três simples é fundamental para um bom resultado no Enem, e você poderá treinar este assunto realizando o máximo de questões possíveis!

Multiplicação e divisão por múltiplos de 10

Outro conteúdo que também possui muita importância e deve ser dominado pelos alunos é a multiplicação e divisão utilizando os múltiplos de 10. Apesar de serem operações de fácil realização, você deverá estar atento com o posicionamento da vírgula e das casas decimais, para não errar a ordem de grandeza e prejudicar todo o seu raciocínio. Para estes casos, uma dica interessante é trabalhar bem os exercícios de que utilizam notação científica, que farão com que você melhore ainda mais esse tipo de cálculo.

Área de figuras planas

As figuras planas também são de grande relevância para as provas do Enem, especialmente nas questões que cobram conteúdos de geometria. Desta maneira, é importante que você conheça as áreas das principais figuras planas que caem no Enem, como quadrados, retângulos, triângulos, círculos e trapézios. Além da utilização direta nas questões, as figuras planas também podem aparecer em questões interdisciplinares, tornando ainda mais importante o seu conhecimento.

Propriedade distributiva da multiplicação

Por fim, vamos apresentar uma dica interessante e que nem sempre é debatida entre os alunos, que é a propriedade distributiva da multiplicação. Como você já deve saber, durante o Enem não é permitido o uso de calculadoras e o tempo para resolver cada questão é pequeno. Assim, é muito importante que você resolva as multiplicações de forma rápida, mas corretamente. Para isso, é interessante treinar a propriedade distributiva da multiplicação. Por exemplo, considere a multiplicação entre os números 427 e 30. Realizar esta multiplicação de forma direta traria uma conta grande e aumentaria a possibilidade de erros. No entanto, quando “quebramos” o problema e realizamos a multiplicação (400 + 20 + 7) x 30, esta conta fica mais fácil de se resolver. Assim, se você possui dificuldades com as multiplicações durante estes exames, treinar a propriedade distributiva da multiplicação pode ser uma saída interessante, que o ajudará a diminuir os erros ao mesmo tempo em que acelera a resolução do problema.

Desta forma, apresentamos ao longo desta publicação algumas dicas interessantes de conteúdos que são cobrados nas provas de matemática do Enem, assim como sugestões para resolvê-los rapidamente. O Enem é uma prova que exige muito treino, e exercitar estes conteúdos apresentados fará com que seu desempenho nas provas de matemática aumente!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/