fbpx
Conteúdos de Química Cobrados nas Provas Anteriores do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos avaliar estatisticamente o comportamento das questões de química nas últimas três provas do Enem, ou seja, nos anos de 2017, 2018 e 2019. Para isso, vamos distribuir os conteúdos de química em diferentes grupos, de modo a avaliar as suas variações e tendências nos últimos três anos.

Definição dos subgrupos da química

Para realizar o mapeamento das questões anteriores do Enem, vamos separar as questões de química em cinco diferentes subgrupos, que são: Química geral, química inorgânica, físico-química, química orgânica e química ambiental. A seguir, faremos uma explicação sobre quais conteúdos estão inseridos em cada um destes grupos.

O primeiro grupo selecionado é o da química geral. Este grupo compreende diversos assuntos da química, como as propriedades da matéria (densidade, pontos de fusão e ebulição), os processos de separação de misturas (como a flotação, por exemplo) e também os processos de estequiometria e balanceamento de equações químicas.

Já o segundo grupo é aquele que envolve assuntos relacionados à química inorgânica. Neste grupo estão inseridas as questões que tratam ou utilizam as funções inorgânicas, que são os ácidos, bases, sais e óxidos. Ainda são encontradas neste grupo as reações inorgânicas, como as reações de neutralização.

O terceiro grupo analisado é o da físico-química. Este grupo engloba as questões relacionadas às soluções químicas, como o processo de titulação ou a ainda a solubilidade e diluição. Também pertencem ao grupo da físico-química as questões de eletroquímica, como as reações de oxidação e redução, os processos de eletrólise e as pilhas. Neste grupo, estão inseridas também as questões relacionadas ao equilíbrio químico, sendo exemplos o pH e pOH, além das constantes de equilíbrio (Kp e Kc) e as questões de tempo de meia vida.

O grupo da química orgânica contempla as questões relacionadas às funções orgânicas, como hidrocarbonetos e funções oxigenadas, além das reações orgânicas, tais como as reações de combustão completa e incompleta. Por fim, o grupo da química ambiental envolve as questões ligadas aos gases de efeito estufa, ou aos tipos de poluição e também a chuva ácida.

Entendido isso, vamos observar os conteúdos de química cobrados na prova do Enem de 2017:

Observa-se um domínio das questões relacionadas à físico-química e química geral. Isso já é esperado, uma vez que questões de eletroquímica e também de estequiometria são sempre muito cobradas no Enem. Também aparecem com grande quantidade as questões de química orgânica e inorgânica. Já as questões referentes à química ambiental não foram abordadas nesta prova, ou foram abordadas de maneira diferente. Veja agora o comportamento das questões no Enem 2018:

Nesta prova, a distribuição das questões do exame ocorreu praticamente de forma equitativa, como você pode observar. As questões de química ambiental ganharam bastante espaço e as demais mantiveram-se equilibradas. Veja a seguir o comportamento para o ano de 2019:

As questões de físico-química, química inorgânica e química geral responderam por mais de 75% das questões de química do Enem de 2019. Apesar disso, entre os três grupos citados, a distribuição foi equivalente (4 questões cada). Observe adiante a distribuição geral das questões nos últimos três anos:

Como esperado, há um domínio das questões relacionadas à química geral e também a físico-química. Esses assuntos são os mais cobrados nas provas do Enem e certamente merecem destaque, mas não deixando de lado os demais grupos, que também ocupam parcelas significativas da prova de química do Enem!

Portanto, observamos em nossa postagem de hoje sobre os conteúdos de química cobrados nas provas do Enem, e como essa divisão em grupos se refletiu nas provas deste exame. Este artigo pode ser um ponto de partida para o estudo de química para o Enem 2020, mas os demais assuntos não devem ser deixados de lado.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!