Conversão de Unidades de Medida

Em nossa postagem de hoje vamos tratar de um assunto de matemática, mas que possui grande relevância para as questões de física e química no Enem. Vamos falar sobre a conversão das unidades de medidas. Para isso, além de apresentarmos as principais medidas, suas unidades no Sistema Internacional e algumas das principais conversões existentes, vamos apresentar também uma questão retirada do próprio Enem, para que você possa entender como este conteúdo é abordado durante o exame.

Conversão de medidas

Como você já deve imaginar, são muitas as unidades que podemos converter, tanto na matemática quanto na física e química. Desta maneira, vamos apresentar as principais conversões utilizadas nos problemas, mas lembre-se que existem diversos outras conversões, visto que são utilizados vários sistemas de medida ao redor do mundo.

Tempo

Uma das principais unidades utilizadas nos exercícios é o tempo, que possui como unidade principal no Sistema Internacional (SI) o segundo (s). No entanto, sabemos que o segundo não é a única forma de medir o tempo, já que minutos e horas também são utilizados em nosso dia a dia. Veja então as principais conversões utilizadas:

UnidadeReferência
Segundo (s)
Minuto (min)1min = 60s
Hora (h)1h = 60min
Dia1 dia = 24h

Os submúltiplos do segundo (décimos, centésimos e milésimos de segundo) respeitam o sistema decimal de conversão, ou seja, um décimo de segundo será equivalente a 0,1s e assim por diante.

Comprimento

O comprimento, que possui como unidade no SI o metro (m), é uma das medidas que mais necessitam de conversão na prova do Enem, uma vez que utiliza o sistema decimal de conversão e pode apresentar grandes variações em sua ordem de grandeza. Desta maneira, a conversão fica bem simples, basta memorizar as divisões a seguir e utilizar o sistema decimal.

Assim, utilizando o esquema mostrado acima fica muito fácil realizar a conversão das unidades. Por exemplo, para convertermos 1 metro para milímetros, devemos multiplicar três vezes por 10 (10x10x10), o que resulta em 1000 mm.

Já para as unidades de área, podemos utilizar o mesmo esquema acima, com uma pequena modificação: como estamos trabalhando com duas dimensões, devemos multiplicar por 10² (100) para cada “pulo” entre as dimensões. Assim:

De modo análogo, quando trabalharmos com volume, teremos a seguinte situação:

Massa

Perceba que o mesmo esquema que utilizamos para a transformação do comprimento pode ser usada para converter todas as medidas que utilizam o sistema decimal. Desta forma:

Ainda podemos utilizar algumas medidas estrangeiras, como as utilizadas nos Estados Unidos ou na Inglaterra. No entanto, isso será assunto para uma postagem futura.

Questão do Enem

A conversão das unidades de medidas pode ser cobrada de diversas maneiras na prova do Enem, uma vez que pode (e na grande maioria dos exercícios é!) misturada com outros assuntos, aumentando ligeiramente a complexidade do problema e exigindo ainda mais atenção por parte do aluno. Além disso, a conversão de medidas pode ser cobrada de maneira direta no problema, como acontece no exercício mostrado a seguir, que aborda uma unidade dos Estados Unidos (onça fluida), mas que fornece as informações necessárias para realizar a conversão.

“Nos Estados Unidos a unidade de medida de volume mais utilizada em latas de refrigerante é a onça fluida (fl oz), que equivale a aproximadamente 2,95 centilitros (cL). Sabe-se que o centilitro é a centésima parte do litro e que a lata de refrigerante usualmente comercializada no Brasil tem capacidade de 355 mL. Assim, a medida do volume da lata de refrigerante de 355 mL, em onça fluida (fl oz), é mais próxima de”

a) 0,83

b) 1,20

c) 12,03

d) 104,73

e) 120,34

Alternativa correta: C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!