COVID-19 e a Matemática no Enem

Desde o início da pandemia da COVID-19, a preocupação e a grande importância do assunto para o nosso dia a dia faz com que as notícias sobre o tema sejam constantes na grande maioria dos jornais e veículos de comunicação. Os cuidados e as principais recomendações sobre o assunto você já deve conhecer. Mas, e a matemática? De que maneiras aplicaremos os conhecimentos de matemática neste assunto? É isso que vamos apresentar a seguir!

Como relacionar a COVID-19 com a matemática no Enem?

Se você está se preparando para o Enem e acompanha diariamente o portal InfoEnem, já deve saber que as questões do Enem são tipicamente multidisciplinares, ou seja, buscam relacionar conhecimentos de áreas do conhecimento diferentes em uma mesma questão. Desta forma, questões de matemática relacionadas à COVID-19 seriam excelentes na prova do Enem. Assim, você deve imaginar: Quais assuntos podem relacionar estas duas áreas? Vamos elencar a seguir algumas possibilidades:

  • Tabelas e gráficos: Uma das maneiras mais fáceis (e também mais eficientes) de relacionar estes dois temas é através da utilização de tabelas e gráficos. A análise de dados pode trazer uma infinidade de variedade de questões, e dados sobre o assunto temos em abundância. Com isso, a análise de gráficos e tabelas é uma das maneiras mais prováveis da aparição de questões que relacionem a COVID-19 e a matemática!
  • Estatística: Um pouco relacionada com o tópico anterior, a estatística também pode ser encontrada com facilidade ao cruzarmos estas duas áreas. Questões envolvendo o uso de médias, medidas de tendência central e também desvios são amplamente cobrados nas provas do Enem, e podem se relacionar com facilidade com a COVID-19.
  • Funções: As funções também podem ser facilmente cobradas nas questões de matemática sobre este assunto. Em especial, devemos nos atentar em relação a função exponencial, que é capaz de relacionar o crescimento do número de casos em diversas situações.
  • Progressão Geométrica (P.G.): Como você já deve ter observado, as questões envolvendo a Progressão Geométrica (P.G.) e a Progressão Aritmética (P.A.) são frequentes na prova de matemática do Enem. Para relacionarmos com a COVID-19, a PG é a alternativa mais viável, podendo ser utilizada para representar o contágio entre pessoas, assim como prever o crescimento do número de casos.

Veja mais sobre o assunto assistindo o portal InfoEnem!

Obviamente, estes são só alguns dentre todos os temas que podem relacionar a COVID-19 e a prova do Enem. Devido à grande importância do assunto para a sociedade mundial, também é esperado que o assunto apareça não só nas questões de matemática, mas também em outras áreas, como a geografia e principalmente a biologia.

Com o objetivo de facilitar e exemplificar ainda mais como este conteúdo pode ser cobrado durante as provas do Enem, o portal InfoEnem realizou, no ano de 2020, uma transmissão ao vivo, discutindo a relação da COVID-19 com 3 áreas do conhecimento: a biologia, a geografia e a matemática. Esta aula, que você pode acompanhar a seguir, traz as informações mais importantes que você precisa saber sobre a pandemia, e também as principais maneiras de relacionar este conteúdo na prova do Enem!

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