Curso Enem 2013: Questão exemplo de sociologiaDepois de muito trabalho, conseguimos, enfim, definir o dia oficial do lançamento de nossas apostilas. E quem nos acompanha já sabe. Será dia 18 de fevereiro. 

Faltando apenas duas semanas, já publicamos diversos exemplos de resoluções de alguns dos nossos professores. E hoje vai mais um.

O “artista” de hoje é Valter Chanes, professor de filosofia, sociologia e história, que foi o responsável por diversas questões da apostila de “Ciências Humanas e suas tecnologias” do nosso curso.  Após o dia 18, assim como os outros, o apresentaremos em detalhes.

De momento, apenas uma amostra do quanto Valter é apaixonado pelo que faz.

 

_______________________

Questão 38 do Enem de 2010

A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.

CORDI et al. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).

O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser

A) compreendida como instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.

B) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.

C) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.

D) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.

E) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação à outras sociedades.

 

Resposta correta: Alternativa A

Comentário (Por Valter Chanes):

Com relação a esta questão é importante destacar, primeiramente, o que é ética e como ela se desenvolve junto ao exercício de cidadania.

No mundo o qual vivemos hoje o exercício de cidadania é pautado por vários meios de comunicação, portanto, acaba sendo importante analisar suas diferenças, bem como verificar como ele é apontado nas mais diversas correntes de pensamento.

Na primeira frase da questão,- A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido…”– o autor  Cassiano Cordi desenvolve o sentido no qual se refere a questão ética. Para definirmos ética, acaba sendo importante que verifiquemos conceitualmente a palavra:

A palavra Ética compreende uma parte da Filosofia que se caracteriza por estudo acerca do comportamento humano atrelado à questão moral (normas, regras, costumes, hábitos e etc.). A ética é, antes de tudo, uma ação tanto individual como coletiva. Ou seja, ela pode ser compreendida como uma critica à moral e não como uma aceitação da mesma.

Como exemplificado na questão, o repensar a ética é um meio de tratar com as crises e conflitos oriundos da ação social.

Por essa razão, a alternativa A é a que representa de forma mais clara o que é a ação ética.

_______________________

Temos que admitir. A forma que o prof. Valter comenta é fantástica! E é essa a ideia das nossas apostilas: Resolver e comentar de maneira clara e completa. 

Veja outros exemplos de resoluções dos nossos professores:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.