Custo do Encceja 2017 Será de Quase 92 Milhões de Reais, Afirma Inep

Conforme divulgação do próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último mês de setembro, o exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja) terá custo de quse 92 milhões de reais. De acordo com a autarquia responsável pelo exame, o valor será de exatamente R$ 91.911.110,57.

Vale ressaltar que, conforme já postado em diversas mídias, inclusive pelo portal infoEnem, o exame do Encceja, a partir deste ano, substituirá o Enem para as pessoas que almejam retirar o certificado de conclusão do ensino médio. É importante ressaltar também que, além da certificação do ensino médio, o Encceja também servirá para a retirada do certficado do ensino fundamental.

Ainda de acordo com o Inep, pensando na redução de custos com o Encceja, o exame usará questões do banco de dados já utilizadas. Ou seja, itens que já apareceram em edições anteriores da avaliação provavelmente voltarão a cair na edição deste ano, que acontecerá no dia 19 de novembro e deverá contar com mais de 1,5 milhões de participantes em todo o país. E é justamente devida à essa possível repetição de itens que nenhuma prova antiga do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja) é divulgada pelo governo federal. O objetivo é tentar manter a surpresa, desencorajando os participantes de estudarem com base nas provas anteriores do exame.

Na edição deste ano do Encceja, o Inep apresentará quatro aplicações diferentes (Encceja Exterior, Encceja Nacional, Encceja Exterior PPL e Encceja Nacional PPL) para cada nível de ensino, totalizando oito tipos diferentes de provas.

É importante destacar também que, diferentemente do Encceja que teve seus futuros gastos já divulgados, os custos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano (2017) ainda não foram mencionados pelo Inep. A título de curiosidade, na edição de 2016 do Enem, o governo federal teve um custo que totalizou 778 milhões de reais com o exame.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.