Datas do Enem 2020 estão definidas!

As datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2020 estão definidas. A seguir, no portal InfoEnem você verá as principais informações sobre as novas datas do exame, tanto para a prova impressa como para a prova digital.

Provas impressas: dias 17 e 24 de janeiro de 2021

A aplicação das provas impressas do Enem 2020 deve acontecer em dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Ao todo, estão inscritos cerca de 5,7 milhões de candidatos nesta modalidade, que será a primeira a ocorrer. O anúncio destas datas foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e Alexandre Lopes, presidente do Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em uma coletiva de imprensa realizada em Brasília.

Provas digitais: dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

Já os 96 mil candidatos que escolheram pela prova digital do Enem deverão realizá-las nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (também dois domingos seguidos). Além disso, está prevista também uma reaplicação das provas nos dias 24 e 25 de fevereiro, para pessoas que possam ser afetadas por problemas de estrutura durante a realização do exame.

Resultados das provas: a partir de 29 de março

Além disso, os resultados de ambas as provas já estão previstos para o dia 29 de março. De acordo com o MEC, estas datas de aplicação e resultados não afetarão o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2020, como falaremos a seguir.

Escolha da data não segue o resultado da consulta aos candidatos

Há cerca de um mês atrás, o Inep realizou uma enquete virtual com os inscritos no Enem 2020, para saber qual era a data preferida entre os candidatos. De acordo com o levantamento realizado, 49,7% dos candidatos preferiam a aplicação da prova nos dias 2 e 9 de maio de 2021, enquanto os demais candidatos preferiam as aplicações nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Sobre isso, o presidente do Inep comentou que a escolha das datas de aplicação não passava somente pelos candidatos, mas por todo o conjunto envolvido. Além disso, foram ouvidos secretários da educação e também representantes das universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

Ainda foi informado pelo presidente do Inep que o principal motivo para a escolha da aplicação das provas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 é o primeiro semestre letivo das universidades. Com a aplicação do Enem em maio, o calendário do primeiro semestre de 2020 seria totalmente perdido, enquanto a aplicação em janeiro e fevereiro permite aos candidatos realizar as atividades acadêmicas já no primeiro semestre do próximo ano.

Assim, confira então as principais datas do Enem divulgadas:

  • Prova impressa: 17 e 24 de janeiro de 2021
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021
  • Resultados: a partir de 29 de março de 2021

 Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!