Alteração das datas do Sisu, ProUni e Fies (2° semestre de 2020)

O cronograma dos principais programas de acesso ao ensino superior foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC). A seguir, você verá as principais datas referentes ao Sisu, ProUni e Fies, além de uma breve descrição sobre cada um dos programas.

Como você já deve saber, os programas mencionados acima são as principais portas de acesso às instituições de ensino público e particular do Brasil. As datas dos três programas foram alteradas em função do pedido das instituições de ensino superior, de acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas. Além disso, foi divulgado o edital do Sisu 2020/2, permitindo o acesso a maiores informações sobre o programa. Os editais referentes ao ProUni e Fies ainda não foram divulgados.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é, atualmente, o maior portal de entrada das universidades públicas do Brasil, ofertando a cada semestre milhares de vagas. Para participar do Sisu no segundo semestre de 2020 é necessário que o candidato tenha realizado a prova do Enem de 2019 e não tenha obtido nota 0 na prova de redação. Como falamos no início desta postagem, o Sisu é o único entre os três programas que teve o edital divulgado. Deste modo, temos acesso a mais datas deste programa. As principais datas do Sisu 2020/2 estão indicadas abaixo:

  • Início do período de inscrições: 7 de julho.
  • Encerramento do período de inscrições: 23:59 do dia 10 de julho.
  • Divulgação dos resultados: dia 14 de julho.
  • Início do período de matrículas: 16 de julho.
  • Encerramento do período de matrículas: 21 de julho.
  • Inscrições para a lista de espera: entre os dias 14 e 21 de julho.

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), o candidato pode obter bolsas em universidades particulares, variando entre 50 e 100%. Para ingressar o ProUni são avaliados o desempenho nas provas do Enem e também a renda familiar do candidato. O ProUni ainda não teve o edital divulgado, sendo informadas apenas três datas importantes, listadas abaixo:

  • Divulgação das vagas disponíveis: dia 7 de julho.
  • Início do período de inscrições: 14 de julho.
  • Fim do período de inscrições: 17 de julho.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o aluno pode adiar o financiamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, de acordo com a comprovação da situação financeira do candidato. Para isso também serão avaliados o desempenho do estudante e a renda familiar do candidato. Assim como o ProUni, o Fies ainda não teve seu edital divulgado. Entretanto, são conhecidas as datas de início e término das inscrições.

  • Início das inscrições: 21 de julho.
  • Término das Inscrições: 24 de julho.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!