“Desespero Enem” – Dicas Sobre o Local de Prova

Faltando praticamente uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, nossa série “Desespero Enem“, que traz orientações sobre as provas, chega no seu penúltimo capítulo: o local de prova. Se você ainda não está por dentro da sequência de artigos, recomendamos a leitura das postagens sobre os documentos aceitos, o que levar e o que não levar e horário da avaliação.

Como no início desta semana o Inep – Instituto Nacinoal de Estudos e Pesquisas Educionais – liberou a consulta online ao cartão de confirmação da inscrição, que entre outros dados revela o endereço de aplicação do Enem 2018 a cada candidato, a recomendação número um desta matéria não poderia deixar de ser a verificação prévia do local de prova.

O procedimento, conforme dito anteriormente, deve ser feito exclusivamente pela internet, de duas formas diferentes:

  • pelo computador ou notebook, na página do participante, conforme passo-a-passo descrito nesta matéria;
  • via celular ou tablet, através do aplicativo oficial do Enem, disponível para ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis das plataformas Android ou iOS (veja aqui como checar o local de prova pelo smartphone).

Mas esse não é o único dever de casa que deve ser cumprido pelo participante neste momento. Além de verificar onde fará o exame nacional, o estudante deve executar mais duas regrinhas básicas.

A primeira delas é visitar, com alguns dias de antecedência em relação ao domingo de 4 de novembro, o colégio, universidade ou instituição em que realizará o Enem. Desta forma conhecerá previamente o trajeto que deverá tomar nos dias de provas, bem como mais detalhes do local como o portão de entrada, por exemplo.

Além disso, outro procedimento fundamental para evitar transtornos e imprevistos que possam culminar no atraso e consequentemente na perda da prova por fechamento dos portões de acesso, é definir como vai se deslocar até a localização de onde prestará o Enem. Se for através de serviços como Uber ou táxi, verifique previamente a disponibilidade de motoristas e os valores, que podem e devem ser mais elevados que o normal nesses dias. Caso vá de veículo próprio ou carona, consulte as condições de trânsito no local, os aplicativos de GPS como o Waze ajudam muito nesse caso. Por fim, se pretende utilizar o transporte público, descubra os horários de finais de semana, confirme com atenção se todas as linhas funcionarão normalmente.

Independente da forma de condução escolhida, o importante é se planejar para sair com tamanha antecedência que possibilite chegar antes da hora local de fechamento dos portões mesmo com ocorrência de algum contratempo.

Na semana que vem, véspera do Enem 2018, o tema será o comportamento durante o exame. O que é permitido e o que pode eliminar o candidato.

Até lá!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.