“Desespero Enem” – O que Levar e Não Levar nas Provas?

Na semana passada lançamos a série “Desespero Enem” na semana aqui no Portal infoEnem, com dicas e esclarecimentos sobre regras da avaliação para você não se complicar nos dias das provas, nesta quarta-feira trazemos mais um artigo. O assunto desta postagem responderá a pergunta do título: o que pode e o que não pode levar nos dias da realização do exame?

Para facilitar sua compreensão, vamos dividir os itens em três grupos, aqueles que devem obrigatoriamente ser levados nos dias da aplicação, aqueles que são proibidos e aqueles optativos, ou seja, que os candidatos podem ou não levar para a sala de provas. Vamos lá?

Itens Obrigatórios – Enem 2018

O primeiro deles, que inclusive foi tema desta séria na primeira publicação, é o documento de identificação pessoal com foto. Afinal, sem ele, você sequer conseguirá entrar na salá onde fará o teste. O fiscal de sala exigirá um documento oficial com foto para liberar o acesso. Para saber quais são aceitos, o que fazer caso tenha perdido seu documento e mais informações, leia com atenção este artigo.

Além disso, como você provavelmente já deve ter ouvido, é preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, e o Ministério da Educação (MEC) esclarece o porquê e ainda recomenda:

Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, está vetado o uso de canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira. O ideal é que o estudante leve mais de uma caneta. É aconselhável também portar o cartão de confirmação de inscrição.

Itens Proibidos – Enem 2018

Já entre os itens proibidos de utilizar durante o exame, a lista é extensa. Lápis, lapiseira, borracha, caneta de material não transparente, corretivo, celulares ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, chapéus, gorros, bonés e bebida alcoólica.

É importante mencionar, no entanto, que o candidato poderá comparecer ao local de prova com seu smartphone e um óculos de sol, por exemplo. Imediatamente ao entrar na sala de aplicação receberá uma espécia de sacola com lacre, o porta-objetos, onde deverá guardar todos estes itens, lacrar e só abrir novamente após deixar o local de provas no fim do Enem.

Itens Optativos – Enem 2018

Entre os itens optativos, temos os alimentos. Como a prova é extensa e cansativa, em ambos os domingos de realização (4 e 11 de novembro) você participante poderá levar líquidos como água, suco e refrigerante – atenção para a exceção de bebidas alcoólicas, que constam na lista anterior de itens proibidos, além e guloseimas e salgados. Ninguém irá proibi-lo de entrar com alimentos pesados, mas é obvio que a recomendação aqui é não consumir, nem antes muito menos durante o Enem, qualquer alimento que possa te levar a um desconforto ou mal-estar.

Na próxima semana a série “Desespero Enem” abordará os horários do exame. Até lá!

0 Shares:
1 comment
  1. Boa tarde. Acompanho semanalmente os artigos publicados da área de Língua Portuguesa e indico a leitura para meus alunos. Porém, evito a indicação de algumas matérias devido aos deslises gramaticais. O texto que acabo de ler, por exemplo, “ Desespero Enem: o que levar e não levar nas provas” traz várias erros: pontuação, má articulação das ideias( primeiro parágrafo), falta de uniformidade de tratamento, acentuação.
    Sempre encontro algum erro nos artigos. O último de Camila Dalla Pozza sobre as variedades linguísticas trouxe , entre outros erros, a palavra “ descriminação “ em lugar de “ discriminação “. Algo sério em virtude do assunto abordado. Peço aos senhores maior cuidado. É um material de grande ajuda para os jovens estudantes. Espero ter ajudado com este alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like