Dica de estudo para o Enem 2013Os números do ultimo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) não deixam dúvidas. O maior vestibular do país é o Exame Nacional do Ensino Médio. Para se ter uma ideia, considerando apenas o desempenho obtido no Enem 2012, serão preenchidas 129.279  vagas no ensino público superior. A titulo de comparação, a Fuvest 2013, órgão responsável pelo vestibular da USP (Universidade de São Paulo),  está ofertando pouco mais que 11 mil vagas.

Ah! Nem estamos falando das bolsas do ProUni, do Fies, do certificado do Ensino Médio etc.

E com tantas pessoas interessadas em apresentar um bom desempenho na prova, é natural o  aparecimento diversas promessas de milagres. A dica de hoje é sobre isso.

Por favor! Não acredite em milagres na hora da prova!

É evidente que não estamos discutindo a religiosidade de ninguém. As rezas, o tarô e os búzios são livres. Mas a verdade é uma só. Sem estudo, ninguém consegue um ótimo desempenho  no Enem.

Nesse momento, é importante destacar outro ponto que acaba diferenciando aqueles que conseguirão atingir seus objetivos, daqueles que QUASE conseguirão. Além de conhecer os conteúdos, é necessário se familiarizar  com o exame. Basta perguntar para quem já conseguiu entrar numa universidade pública se vale a pena refazer as edições anteriores do vestibular que esteja prestando.

Pensando justamente nisso, o infoEnem está preparando um material imprescindível  pra quem quer arrebentar no Enem 2013. TODAS as questões das ultimas 4 edições do exame, resolvidas e comentadas pelos melhores professores do país. Essas apostilas totalizarão mais de 700 questões!

E se você acha que são resoluções “meia boca”, segue uma demonstração de Annelize Aragão em ação. Quem é ela? Ainda não é hora de apresentarmos oficialmente a Anne, mas um resuminho não faz mal pra ninguém: Bióloga formada pela UNICAMP, mestre em genética e microbiologia (também pela UNICAMP) e responsável por todas as resoluções das questões de biologia das nossas apostilas preparatórias para o Enem 2013, que estão previstas para serem lançadas no final desse mês.

Ao resolver uma questão, Annelize consegue ser clara e objetiva ao mesmo tempo em que vai despejando conteúdo. Veja abaixo ela comentado uma questão que apareceu no Enem de 2011 e sinta, apenas um pouquinho, como será nosso material .

 

_______________________

Enem 2011 – QUESTÃO 87  (caderno amarelo) 

Os Bichinhos e O Homem
Arca de Noé
Toquinho & Vinicius de Moraes
Nossa irmã, a mosca
É feia e tosca
Enquanto que o mosquito
É mais bonito
Nosso irmão besouro
Que é feito de couro
Mal sabe voar
Nossa irmã, a barata
Bichinha mais chata
É prima da borboleta
Que é uma careta
Nosso irmão, o grilo
Que vive dando estrilo
Só pra chatear
MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

 

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é

A) o filo
B) o reino.
C) a classe.
D) a família.
E) a espécie.

 

Resposta correta: Alternativa B

Resolução e comentário (por Annelize Aragão):

A taxonomia é o ramo da biologia que separa e classifica os organismos de acordo com suas características comuns. Existem as seguintes divisões/táxons em ordem de especificidade, ou seja, características mais gerais em Reino e mais específicas em Espécie:

Reino > Filo > Classe > Ordem > Família > Gênero > Espécie

Segue a taxonomia do homem e dos isetos:

Homem: Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Ordem: Primates; Família: Hominidae; Gênero: Homo e Espécie: Homo sapiens sapiens (aqui temos espécie e subespécie, por isso sapiens sapiens)

Insetos: Reino: Animalia; Filo: Arthropoda; Classe: Insecta; Família, Gênero e Espécie: varia de acordo com o tipo de inseto.

Portanto, a única opção possível para relacionar o homem com os insetos é o Reino, visto que as demais unidades taxonômicas exigem maior proximidade filogenética entre os organismos.

_______________________

E ai? Já pensou em ter nas mãos as ultimas 4 edições completas do Enem, resolvidas e comentadas dessa maneira? Se preferir, pode tentar o tarô. Você escolhe! 

 

Veja também o dia do lançamento e outros exemplos de resoluções dos nossos professores:

 

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.