Dica de Estudo para o Enem – Leia sobre Água e Recursos Hídricos

Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Quimicamente falando, podemos até resumir a água dessa forma. Mas o elemento mais importante para a manutenção da vida na Terra (conhecida como “planeta água”) é muito mais que isso.

Como você deve saber, a Terra é formada, na sua grande maioria, de água. Mais precisamente 70%. Entretanto, apenas 3% dessa água é doce. Desta pequena parcela, 75% estão congelados nas calotas polares (em estado sólido) e 10% estão confinadas nos aquíferos. Assim, a disponibilidade dos recursos hídricos no estado líquido é de aproximadamente 15% dos 3%.

Em outras palavras, a água é um recurso extremamente escasso e talvez seu principal atributo seja o seus múltiplos usos, destinando-se aos mais diversos fins, como abastecimento público, geração de energia elétrica, navegação, dessedentação de animais, suprimento industrial, crescimento de culturas agrícolas, conservação da flora e da fauna, recreação e lazer, dentre tantos outros.

Essa importância incalculável da água, associada a sua escassez, a torna um prato cheio para qualquer vestibular importante.  E uma prova interdisciplinar como a do Enem pode explorá-la  das mais variadas formas.

Abaixo, segue uma questão sobre água que apareceu na prova de Ciências Humanas, na edição de 2011 do exame.


O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação de solos. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas

A) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
B) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
C) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
D) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
E) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

RESOLUÇÃO*

Alternativa E
O gráfico apresentado nesta questão exemplifica claramente a variabilidade existente no globo terrestre, através das diferentes zonas de formação dos solos. Sabemos que há uma infinidade de tipos diferenciados de solos espalhados ao longo de todo o planeta e que o elemento base para a formação dos solos são as rochas. Entretanto, para que haja a formação de cada um destes tipos de solos a água tem papel fundamental, pois ao infiltrar nas rochas, a mesma provoca atrito mecânico devido ao seu contato com as partículas formadoras da rocha, gerando a deterioração da mesma, quebrando-a ou desgastando-a. Em seu percurso através das rochas, a água leva também vários elementos químicos, que em contato com os elementos químicos formadores das rochas provocam modificações mais acentuadas desta última, formando solos mais profundos. O intemperismo químico e biológico é o principal processo, oriundo da dinâmica externa terrestre, neste caso.

Nas zonas onde há ausência ou baixa incidência de chuvas, os solos tendem a serem mais rochosos e mais rasos, devido à baixa ação do intemperismo das rochas. Em contrapartida, naquelas regiões onde as chuvas são mais constantes, como é o caso das zonas equatoriais e tropicais de baixa latitude, de temperaturas geralmente mais elevadas e consequentemente com maior capacidade de incidência de chuvas, os solos tendem a serem mais profundos.

Portanto, quanto mais água no ambiente, maior será a deterioração das rochas, e, por consequência, maior será a profundidade dos solos. A existência de florestas mais densas nas áreas com maiores índices de chuvas também colaboram muito para a formação dos solos, pois a própria vegetação, ao penetrar suas raízes nas rochas e no solo, abre caminho para que a água infiltre mais facilmente e com maior velocidade.

 
Este é apenas um exemplo de questão sobre aguá que apareceu na prova de Ciências Humanas. Vale ressaltar que este assunto pode ser trabalhado em qualquer prova do exame. Ciências da Natureza (em questões de Biologia, química ou física), Linguagens e códigos (com textos que falam sobre a importância da água), em Matemática (com infinitas possibilidades de cálculos) ou até mesmo como tema da redação.

Portanto, dentre as atualidades que os estudantes que estão se preparando para o exame devem se atentar, a água e toda sua importância (seja no âmbito social, econômico ou biológico), é certamente uma das mais importantes!

*Essa resolução foi retirada das Apostilas preparatórias para o Enem 2014. Clique aqui para ver outros exemplos de questões comentadas!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.