Dica de Filme: O Jogo da Imitação

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível estudar nos momentos de lazer. Pensando nisso, infoenem traz a recomendação de ótimo filme para este final de semana. Assim, além de descansar, você poderá entender, um pouco mais, sobre o cenário da Segunda Guerra Mundial, assunto extremamente importante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vamos lá?

O filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game), lançado em novembro do ano passado, retrata a vida e trabalho do matemático Alan Turing, considerado o pai fundador do que hoje entendemos por ciências da computação. De trato interpessoal difícil e considerado um gênio, Turing vivia no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, lecionando em uma universidade. Ao se propor a auxiliar na guerra, Turing passa a trabalhar em uma unidade de inteligência, conjuntamente com outros criptógrafos, denominada Bletchley Park, localizada em uma fazenda isolada ao norte de Londres, livre dos bombardeios alemães. Seu trabalho e de seu time era decifrar mensagens transmitidas, via rádio, pelas unidades de combate alemãs, para auxiliar as tropas inglesas em movimentos e contra-ataques.

Alan Turing com 16 anos. Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/alan-turing-perdoado-pela-coroa-britanica-59-anos-apos-morrer-11147479

Dada essa pequena introdução ao tema do filme, recomendamos a obra por diversos motivos. Primeiramente, durante a película, há a reprodução de imagens reais da Segunda Guerra, feitas por tropas do Eixo e Aliados. Em segundo lugar, a partir das datas mostradas no filme, é possível contextualizar o papel dos Estados Unidos nos primeiros anos do conflito, bem como as dificuldades que a Europa, mais especificamente o Reino Unido, passaram nestes anos.

Além disso, quando você for assistir, note que alguns hábitos e valores sociais foram muito bem transmitidos: procure notar o tratamento e o papel tipicamente atribuídos às mulheres; a importância do casamento para a “emancipação” feminina; como a homossexualidade era tratada na sociedade; o julgamento de valor sobre os trabalhos de planejamento e suporte às tropas combatentes.

Apesar de focar em Alan Turing e suas idiossincrasias, O Jogo da Imitação proporciona uma imersão no clima de guerra vivido no Reino Unido, oferecendo uma chance para o vestibulando conciliar a teoria vista em livros com uma fidedigna reprodução da Europa em guerra.

Se após o filme você quiser saber mais, recomendamos o site http://www.turing.org.uk/ (em inglês) e a reportagem disponível neste link.

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.