Dica de Física: diferença entre grandezas escalares e vetoriais

Uma das coisas que faz muita gente errar em conta é confundir grandezas escalares e vetoriais. Para ajudá-lo nas questões de Física do Enem, preparamos uma explicação para você!

Grandezas escalares são aquelas que podem ser definidas apenas com um valor e sua unidade de medida. Se te perguntam a temperatura, é comum responder 23ºC, por exemplo. Não vemos necessidade de ter mais nenhuma informação.

Outros exemplos de grandezas físicas são: massa (90 kg), volume (3 litros), distância (60 km), tempo (90 minutos), etc.

Já as grandezas vetoriais necessitam, além do valor e da unidade de medida, informar o sentido e a direção. Elas podem ser representadas por um vetor.

Um exemplo de grandeza vetorial é a força. Imagine uma brincadeira de cabo-de-guerra, como a da imagem abaixo:

Faz sentido dizer que o jogo acabou porque uma das pessoas puxou a corda com uma força de 40 N? Para sabermos qual lado ganhou, precisamos também informar em qual direção e sentido a força de 40 N foi aplicada. Por exemplo: foi aplicada uma força de 40 N na direção horizontal e no sentido da direita. Agora sim!

Aliás, veja a representação de um gráfico para ficar bem clara a diferença entre direção e sentido:

Mais exemplos de grandezas vetoriais são: velocidade, aceleração, campo elétrico e campo magnético, entre outros.

Essa foi nossa dica de hoje, não se esqueça que para fixar tais conteúdos é necessário resolver exercícios sobre o assunto. Você pode obtê-los baixando edições passadas do Enem ou adquirindo nossas Apostilas que trazem mais de 900 questões das últimas 5 provas do exame resolvidas e explicadas em detalhes!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.