Dica de Física – Hidrostática (Apostila Enem 2013)

Para a maioria dos vestibulandos, a Física sempre foi apontada como um “bicho papão” entre as demais disciplinas. E de certo modo, esses estudantes tinham uma boa dose de razão, pois os vestibulares tradicionais sempre cobraram, além de muito conhecimento, um bocado de conta. Isso, claro, deixava as questões de física um tanto quanto complexas.

Mas uma coisa somos obrigados admitir: o novo modelo do Enem tem mudado, pelo menos em parte, essas características. Não que as contas acabaram. Mas a abordagem, o foco e a matemática exigida são, claramente, diferentes.

Para ilustrar essa situação, vamos usar como exemplo uma questão de física, sobre hidrostática, que apareceu no Enem do ano passado. Primeiramente vamos dar uma olhada no enunciado da questão.

_________________________

Questão: O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d’água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.


O valor da pressão da água na ducha está associado à altura

a) h1.                        b) h2.                         c) h3.                      d) h4.                    e) h5.

_________________________

 

Agora,  antes de falarmos sobre dicas e orientações de como você deve encarar questões de hidrostática no Enem, vamos apresentar a solução feita pelos professores Fernando Buglia e Felipe Almendros, ambos formados na Unicamp e responsáveis por todas as questões de física das apostilas do infoEnem.

 

Resolução e comentários:

Alternativa C

Para esta questão vamos lembrar dois conceitos a respeito da hidrostática:

Teorema de Stevin:

Onde as grandezas envolvidas são:

Vasos comunicantes:

A figura abaixo ilustra que quando líquidos, confinados em tubos, independente de suas formas, que se comunicam pela base, terão a mesma altura por estarem submetidos à mesma pressão.

Voltando à questão e ao esquema apresentado, a altura a ser considerada, de acordo com o princípio dos vasos comunicantes, é aquela em relação à parte superior do sifão. Logo, podemos descartar as alternativas D e E que tomam a altura em relação à base do sifão. Agora, através do Teorema de Stevin, a pressão na saída da água na ducha está associada com a altura da coluna de fluido, no caso a água. Assim, a altura que representa corretamente a altura da coluna de líquido é a altura h3.

Comentário: Através dos conceitos apresentados o aluno não deve fazer confusão com as alturas h1 e h5. A altura h1 considera corretamente o limite inferior, porém erra na marcação do limite superior. Já a altura h5 acontece justamente o oposto, o limite inferior está errado e o limite superior está correto.

Conteúdo envolvido: Teorema Fundamental da Hidrostática (de Stevin).

 
*Essa resolução foi retirada das Apostilas preparatórias para o Enem 2013, que trazem as últimas 4 edições do exame resolvidas e comentadas por professores altamente gabaritados e experientes.

Clique aqui para ver as resoluções dos outros professores de outras disciplinas.

Como podemos perceber, através da resolução dos professores de física que prepararam o material do infoEnem, a questão não exigia do candidato nenhum cálculo. Fica até difícil de imaginar, nos vestibulares tradicionais, questões de hidrostática que não precise fazer nenhuma conta, não é?

Entretanto, isso não que dizer que o exercício era fácil, pois vários conceitos eram fundamentais para chegar na resposta correta. Portanto, em questões de hidrostática no Enem, além das contas (que podem ou não serem exigidas na hora do exame), fique atento aos detalhes dos conceitos envolvidos. Teorema de Stevin, Vasos Comunicantes, princípio de Arquimedes etc. As últimas edições do Enem mostram que na hidrostática, assim como em outras áreas da física, as contas estão, digamos, em segundo plano. Em outras palavras, diferentemente dos vestibulares tradicionais, cálculos extensos definitivamente não são o foco das questões de física do exame.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.